Iluminação pública de Torre de Dona Chama está mais eficiente

24 Out '16

No âmbito das ações para uma maior eficiência energética que a Câmara Municipal de Mirandela tem vindo a desenvolver, a vila de Torre de Dona Chama tem agora uma iluminação pública mais eficiente.

No total foram substituídas 116 luminárias de tecnologia convencional por iluminação LED que, além das vantagens da qualidade da luz e para o meio ambiente, estima-se que reduza o consumo energético e respetivos custos em 62,4%.

Esta ação foi promovida pela EDP ao abrigo do contrato de concessão de distribuição de energia elétrica de Baixa Tensão celebrado com o Município de Mirandela e, de forma faseada, será estendida a todo o concelho.

Desde o ano 2012 foram já várias as ações deste plano municipal para a eficiência energética implementadas, com considerável redução da fatura energética, nomeadamente: o desligamento de forma concertada de pontos de luz na cidade, que permitiu uma poupança anual na ordem dos 36.000€; a racionalização do horário de funcionamento da iluminação pública e das fachadas de edifícios públicos, jardins, rotundas e estátuas com a implementação de equipamentos que desligam parte ou totalmente a iluminação a partir de uma determinada hora da noite; a instalação de reguladores de fluxo luminoso à cabeça da rede de iluminação pública, que permitiu reduzir a fatura energética da iluminação pública em cerca de 30% e, mais recentemente, foram também substituídos os projetores de tecnologia convencional que iluminavam o interior da Piscina Municipal por projetores LED, o que representa um redução do consumo energético de cerca de 74,5%.