Passar para o Conteúdo Principal

logótipo mirandela

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Azeite de Trás-os-Montes DOP

imagemÉ um azeite equilibrado, com cheiro e sabor a fruto fresco, por vezes amendoado, e com uma sensação notável de doce, verde, amargo e picante”.

A Denominação de Origem “Azeite de Trás-os-Montes” encontra-se consagrada pelo uso face, designadamente, ao seu conhecimento desde tempos imemoriais. A plantação de olivais em Mirandela e seu termo deve datar da primeira metade do séc. XVI, pois já o Dr. João de Barros, diz na sua Geografia, “...e muito pouco há que ali se plantaram as primeiras oliveiras, e agora há muito azeite na terra.”.

O uso da Denominação de Origem obriga a que os azeites sejam produzidos de acordo com as regras estipuladas no caderno de especificações, o qual inclui, designadamente, variedades de azeitona, condições de apanha e transporte para o lagar, condições de laboração e as características do produto final.

Só podem beneficiar do uso da DO os azeites que, cumprindo todas as condições estipuladas se apresentem no comércio devidamente acondicionados em embalagens de origem. A rotulagem deve cumprir com os requisitos da legislação específica dos azeites, mencionando também a Denominação de Origem. Na embalagem deve, ainda, ostentar a marca de certificação aposta pela respectiva entidade certificadora.

A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos de Mirandela, Vila Flor, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Vila Nova de Foz Côa, Carrazeda de Ansiães e às freguesias de Sonim, Barreiros, Santa Valha, Vilarandelo, Fornos do Pinhal, Possacos, Valpaços, Vassal, Santiago da Ribeira, Algeriz, Sanfins, Rio Torto, Àgua Revés e Castro, Santa Maria de Émeres, Canavezes e São Pedro de Veiga de Lila do concelho de Valpaços; às freguesias de Vales, Palheiros, Murça, Noura e Candedo, do concelho de Murça; às freguesias de Lousa, Cabeça Boa, Castedo, Horta da Vilariça, Adeganha, Torre de Moncorvo, Cardanha, Larinho, Felgueiras, Felgar e Souto da Velna, do concelho de Moncorvo; às freguesias de Valverde, Paradela, Mogadouro, Brunhoso, Castro Vicente, Vale da Madre Remondes, Soutelo e Azinhoso, do concelho do Mogadouro; à freguesia de Santulhão do concelho de Vimioso e às freguesias de Izeda e Macedo de Mato do concelho de Bragança.

Agrupamento de produtores:

ASSOCIAÇÃO DE OLIVICULTORES DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO
Rua Centro Transmontano de S. Paulo, 75
5370 - 381 MIRANDELA
Telefone: 278 261 035
Fax: 278 261 002
Url: http://www.aotad.pt/
Email: geral.aotad@gmail.com

Organismo privado de controlo e certificação:

ASSOCIAÇÃO INTERPROFISSIONAL DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO
Av. dos Bombeiros Voluntários, Lote 2
Edifício Constua - Bloco A - Apartado 130 - 5370 MIRANDELA
Tel : 278 263 580

ÁREA DE MUNÍCIPE

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

CONTACTOS

Câmara Municipal de Mirandela
Praça do Município
5370-288 Mirandela

Telefone 278 200 200
Fax 278 265 753
E-mail geral@cm-mirandela.pt

Linha verde: 800 205 791