Passar para o Conteúdo Principal

logótipo mirandela

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Caracterização

Acompanhando as alterações demográficas apresentadas, a estrutura económica local tem sofrido alterações profundas nos últimos 30 anos. O setor primário tem perdido importância no concelho, com uma perda de população empregada de 76% entre 1981 e 2011. Ainda assim, as condições climáticas e a fertilidade do solo permitem a produção de variados produtos agrícolas, de entre os quais se salienta a azeitona. Daqui resultam produtos de alta qualidade, tais como o azeite.

Destaca-se assim a existência da atividade agrícola e agroalimentar, evidente na diversidade de matérias-primas e produtos transformados de excelência [Alheira de Mirandela (IGP), Azeite de Trás-os-Montes (DOP), Mel da Terra Quente (DOP), Queijo Terrincho (DOP), Queijo de Cabra Transmontano (DOP), Cabrito Transmontano (DOP), Borrego Terrincho (DOP), Azeitona de Conserva Negrinha de Freixo (DOP) e Vinho de Trás-os-Montes (DOC), entre outros].

A representatividade do setor é também evidente no território, como por exemplo pela existência de 47 lagares de azeite e lojas de produtos tradicionais na cidade (só a Alheira de Mirandela movimenta 30 milhões de euros/ano). Com um valor cultural e económico importante, estes produtos de qualidade complementam a oferta turística do concelho e da cidade de Mirandela.

ÁREA DE MUNÍCIPE

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

CONTACTOS

Câmara Municipal de Mirandela
Praça do Município
5370-288 Mirandela

Telefone 278 200 200
Fax 278 265 753
E-mail geral@cm-mirandela.pt

Linha verde: 800 205 791