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Rede Local de Intervenção Social (RLIS)

A RLIS, visa potenciar e mobilizar a corresponsabilização dos diferentes intervenientes locais, personalizar e flexibilizar os apoios sociais, promover a intervenção prioritária das entidades mais próximas dos cidadãos e valorizar as parcerias para uma atuação integrada, tendo em vista a prossecução dos seguintes objetivos:

  • a) Potenciar a concertação da atuação dos diversos organismos e entidades envolvidas;
  • b) Assegurar a coordenação eficiente de todos os agentes, meios e recursos;
  • c) Promover o desenvolvimento de mecanismos e estratégias no âmbito da intervenção social;
  • d) Reforçar a plataforma de colaboração estabelecida com as entidades que localmente prestam serviços no âmbito da Ação Social;
  • e) Promover plataformas de colaboração com as entidades da administração local e central com intervenção em áreas complementares ao âmbito da Ação Social;
  • f) Assegurar o Atendimento e Acompanhamento Social das situações de vulnerabilidades, nomeadamente através da gestão, a nível local, dos programas criados para esse efeito;
  • g) Promover iniciativas de experimentação social que se constituam como novas abordagens de resposta a problemas emergentes identificados nos territórios;
  • h) Concertar a ação de todas as entidades públicas e privadas, estruturas e programas de intervenção na área das crianças e jovens em risco, de modo a reforçar estratégias de cooperação e de racionalização de recursos.

 

Esta Rede possui Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, designado por SAAS, através do qual se pretende assegurar o atendimento e o companhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como de emergência social, num território de intervenção tipologia C. São objetivos do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social:

  • a) Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação;
  • b) Apoiar em situações de vulnerabilidade social;
  • c) Prevenir situações de pobreza e de exclusão sociais;
  • d) Contribuir para a aquisição e ou fortalecimento das competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia e fortalecendo as redes de suporte familiar e social;
  • e) Assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social;
  • f) Mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional.
Horário de Atendimento

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 09h00 às 16h00, sendo que uma técnica ficará sempre a assegurar o horário de almoço. Ou seja, uma técnica fará atendimento e acompanhamento das 09h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00 e a outra técnica fará atendimento e acompanhamento das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00.

Este serviço dá apoio a todas as freguesias do concelho de Mirandela.

Equipa Técnica RLIS-SAAS

A equipa técnica do serviço de Atendimento e Acompanhamento Social é constituída por uma Coordenadora a 50%, licenciada em Gerontologia e mestra em Gestão das Organizações e duas técnicas superiores a 100%, uma delas licenciada em Serviço Social e outra em Educação Social.

Contactos RLIS-SAAS

E-mail: rlis@scmm.pt

Telefone Fixo: 278 264 113

Telemóvel: 925 575 963

Sede de Atendimento
Rua Cabo da Vila, nº12
5370-310 Mirandela

ÁREA DE MUNÍCIPE

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CONTACTOS

Câmara Municipal de Mirandela
Praça do Município
5370-288 Mirandela

Telefone 278 200 200
Fax 278 265 753
E-mail geral@cm-mirandela.pt

Linha verde: 800 205 791