Passar para o Conteúdo Principal

logótipo mirandela

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Clube Amador de Mirandela

imagemCaracterização

É uma associação desportiva, recreativa e cultural. Tem sede na Reginorde. Filiado nas Federações de Atletismo, Xadrez e Hóquei.

O clube surge para ser alternativa ao futebol profissional, para onde eram dirigidos todos os apoios, fomentando as modalidades praticadas por atletas amadores, tal como podemos verificar na figura 3 (equipa de atletismo). No ano inicial houve uma grande adesão da população que se associou em massa a este clube.

No dia 7 de Julho de 1982, compareceram no notário para constituir o clube, sendo sócios fundadores: Manuel Luís Rodrigues da Silva, José Manuel Fernandes, José Fernando Sequeira Rodrigues, Fernando Henrique Reimão Roxo, Firmino António da Silva Campos, José Carlos Perdiz Martins, Manuel José Rodrigues, José Henrique Varela Rodrigues, José Carmona Figueiredo da Luz, Manuel João Morais Araújo, Albino José Trindade, Alfredo dos Santos Fernandes, António Soares Ferreira e José Almor Branco. Os objectivos são: promover a educação física dos seus associados; fomentar e promover acções de natureza recreativa, desportiva e cultural e outros fins a especificar.

Passa, actualmente, por um processo de reestruturação dos sócios, dado o grande período de inactividade por que passou, reaparecendo em 2004 e elegendo os corpos gerentes em 2005, que aprovaram que os sócios pagariam uma mensalidade de 1€ e de jóia 5€, isentando de jóia aqueles que eram sócios, na 1ª fase do clube.

O clube desde a sua fundação até 1990, altura em que o clube entrou em inactividade, fomentou a prática de várias modalidades. O atletismo foi a que atingiu maior destaque, tanto em número de praticantes como em resultados obtidos. Paulo Machado venceu inúmeras provas, tanto a nível nacional como internacional, acabando por ingressar no Boavista, onde continuou a carreira. Cristina Ruivo transferiu-se para o Benfica. Francisco Carneiro e Lucindo Taveira também se destacavam.

Basquetebol (a equipa feminina deu nas vistas), ténis de mesa, voleibol (participação na 3ª divisão nacional), ténis, badmington e até hóquei em patins foram as outras modalidades praticadas no clube, nessa época.

Em Assembleia-geral extraordinária realizada no dia 13 de Janeiro de 2005, na Reginorde, foram eleitos por um período de 2 anos, os seguintes corpos sociais: Assembleia-geral – Presidente: António Soares Ferreira, Secretário: Fernando Ceriz e Vogal: Mário Telmo Morais. Direcção – Presidente: Victor Júlio Moreira Magalhães, Vice-presidente: Paulo Nogueira Pedroso, Tesoureiro: Carlos Jorge Jacinto, Secretário: Eduardo Libório e Vogal: Maria Rosa Bahamonde Alves. Conselho Fiscal – Presidente: Fernando Neves, Relatores: Rafael Ferreira e Sabino José Videira Gabriel.

Participação desportiva

Na época 2003/2004, o clube renasce, voltando à actividade com a prática do atletismo. António Ferreira, no escalão de veteranos 3, mais de 50 anos, destaca-se sagrando-se campeão nacional da maratona, a 7 de Dezembro de 2003. Triunfa, também, no Troféu Spiridon.

Em 2004/2005, o Clube Amador recebe o atletismo, o xadrez e o hóquei, que estavam no Sport Clube de Mirandela, ganhando novo fôlego.

No atletismo, o Clube Amador em 2005, ganha colectivamente a Zona Norte, no Triatlo Técnico e no Salto em Altura em sala. A nível nacional é 2º clube de Portugal no Triatlo Técnico e 3º no Atleta Completo. Individualmente, a iniciada Sara Carvalho é tri-campeã do Norte e 3ª nacional no Triatlo Técnico. Tiago Pires, em juvenis, e Dolores Palay, em infantis, sagram-se bicampeões do Norte. Patrícia Rodrigues, em juvenis, é campeã do Norte do pentatlo. Nelma Dias, em juniores, no heptatlo, é campeã do Norte e vice-campeã nacional. O invisual Hilário Ramos, na sua categoria, é vice-campeão nacional, nos 1500 metros. António Ferreira, em veteranos, participa no Campeonato da Europa de estrada, alcançando o 11º lugar e no Mundial de pista.

No xadrez, em 2005, o Clube Amador participa na 3ª divisão nacional e leva uma jogadora, Ana Catarina Libório, ao Mundial de jovens, em Belfort, na França.

No Hóquei em Campo, na variante de 7, no ano 2005, a equipa sénior feminino, constituída na sua maior parte por antigas atletas do atletismo, apura-se para a fase final do nacional, onde se classificou na 3ª posição.

ÁREA DE MUNÍCIPE

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

CONTACTOS

Câmara Municipal de Mirandela
Praça do Município
5370-288 Mirandela

Telefone 278 200 200
Fax 278 265 753
E-mail geral@cm-mirandela.pt

Linha verde: 800 205 791