Passar para o Conteúdo Principal

logótipo mirandela

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Aero Clube de Mirandela

imagemCaracterização

Foi fundado em 16 de Abril de 1946 e 3 dias depois em Assembleia-geral procedeu-se à eleição da Direcção, Conselho Fiscal e Assembleia-geral. Foram eleitos para presidente: Manuel Meneres (direcção), João Batista Borges (conselho fiscal) e António Barroso (assembleia-geral). Nesta mesma assembleia foi constituída uma comissão composta por Manuel Pires, Ilídio Aires Esteves, Augusto Pires e Arnaldo Morais a fim de tratar dos próximos festejos ao São João, a fim de se angariarem fundos para a aquisição duma avioneta. Os estatutos foram aprovados por despacho de 23 de Outubro de 1958.

De 1946 a 1979, o clube organizou vários cursos, festivais aéreos, etapas anuais das voltas a Portugal e Ibérica, etc. Entretanto o clube entrou em inactividade em 1979. Em 1988 a Câmara Municipal de Mirandela comunicou à Direcção Geral de Aeronáutica Civil a nomeação de uma Comissão Administrativa para gerir o Aero Clube, com vista à sua dinamização. Constituíram a Comissão: Delfim Azevedo Costa, Carlos Rua Pinto, Jorge Guedes Marques, Joaquim Carmo Canhoto, Paulo Ilídio Pires e António Pedro Alves. Em 1989, o clube retoma a actividade.

Não se encontrando a escritura do clube, ao tempo da fundação, resolveram os actuais dirigentes fazer outra. Assim, no dia 11 de Dezembro de 2000, compareceram no Cartório: Aníbal da Costa Garcia, António Pedro Pires Bahamonde Alves, João Manuel Rodrigues Valbom, José Alexandre Neves Milheiro de Oliveira, José Bernardino Rodrigues, José Manuel Morais Miranda, Miguel Ângelo da Costa Lemos Fernandes, Paulo Ilídio Pires, Paulo Jorge Queirós Florindo de Sousa e constituíram o Aero Clube de Mirandela que tem como objectivo actividades aero-espaciais, aeronáuticas e para-aeronáuticas de feição amadora, modelismo e actividades paralelas.

A sede social do A.C.M. é no Aeródromo Municipal de Mirandela, na freguesia de Passos. O clube está filiado no Aero Clube de Portugal e na Federação Portuguesa de Voo Livre. Tem actualmente 86 sócios que pagam 60 € anualmente.

Aos 11 dias do mês de Março de 2005 e na sequência do acto eleitoral que teve lugar durante a Assembleia-geral de 29 de Janeiro, foram empossados para o biénio 2005/2006 os seguintes membros: Direcção – Presidente: António Pedro Pires Bahamonde Alves; Vice-Presidentes: Paulo Miguel Basílio Cravo António Maria Trindade; Secretário: José Alberto Nogueira Hortelão e Tesoureiro: Adérito dos Santos da Costa Rodrigues. Assembleia-geral – Presidente: José Manuel Morais Miranda; Vice-Presidente: Eduardo José Silva Santos e Secretário: António Carlos Meireles Reis. Conselho Fiscal – Presidente: Aníbal da Costa Garcia; Vice-Presidente: Paulo Jorge Queirós Florindo de Sousa e Secretário: Samuel José Matos Resende Esteves.

Participação desportiva

Além do aeromodelismo, o clube criou recentemente a secção de parapente, que organiza anualmente um encontro de parapente na serra de Lamas de Orelhão (figura 2), com a edição de 2005 a ser pontuável para o Campeonato Nacional.

O clube, no parapente, tem 5 pilotos de nível 4: António Trindade, Ambrósio Cordeiro, Luís Santos, Samuel Esteves e Francisco Batista e um no nível 3: Bruno Mendonça. O nível 5 é o máximo e que dá direito à candidatura a instrutor nacional.

Contactos:

Mob: +351 914561316
Telf / Fax: +351 27897166

Aeródromo Municipal de Mirandela
EN 15, Apartado 34
5370-602 Mirandela

www.aeroclubemirandela.pt  

www.aeroclubemirandela.pt/eum  

www.facebook.com/acmirandela

ÁREA DE MUNÍCIPE

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

CONTACTOS

Câmara Municipal de Mirandela
Praça do Município
5370-288 Mirandela

Telefone 278 200 200
Fax 278 265 753
E-mail geral@cm-mirandela.pt

Linha verde: 800 205 791