Passar para o Conteúdo Principal

logótipo mirandela

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Eficiência Energética

Iluminação Pública

De forma gradual, estão a ser substituídas as luminárias de tecnologia convencional por iluminação LED que, além das vantagens da qualidade da luz e para o meio ambiente, estima-se uma redução do consumo energético e respetivos custos em 62,4%.

Esta ação é promovida pela EDP ao abrigo do contrato de concessão de distribuição de energia elétrica de Baixa Tensão celebrado com o Município de Mirandela e, de forma faseada, será estendida a toda a cidade e ao concelho.

Os Led´s são dispositivos semicondutores sólidos, robustos, fiáveis com grande duração e à prova de vibrações que conseguem converter a energia elétrica em luz.

Um Led emite luz num espectro reduzido quando lhe é imposta uma corrente elétrica. A cor da sua luz depende do material semicondutor utilizado no seu fabrico.

A nova fonte de luz que nos é proporcionado pela tecnologia LED, proporciona uma iluminação mais natural e confortável e as cores revelam-se de uma forma mais real. Eleva o aproveitamento de energia aos mais altos níveis.

A sua vida útil supera qualquer tecnologia existente, chegando a durar mais de 50.000 horas e conseguindo um rendimento superior a 80% da sua luz inicial.

O Led é totalmente reciclável dado que no seu fabrico não são utilizadas substâncias nocivas para o meio ambiente.

É uma nova era na produção artificial da luz que, sem dúvida, altera o conceito de iluminação a nível global.

Além disso, existem muitas outras vantagens que fazem deste produto uma inversão interessante e eficaz para alcançar a eficiência energética.

 

Edifícios Municipais

A implementação de medidas de Racionalização e Eficiência Energética está presente nas intervenções da divisão e manifesta-se em várias áreas de atuação desde a iluminação pública aos edifícios Municipais dos quais se elencam as intervenções mais relevantes:

  • Substituição de lâmpadas e projetores, de tecnologia convencional por LED, no auditório do Centro Cultural de Mirandela;
  • Substituição dos projetores, de tecnologia convencional por LED, que iluminam as comportas da ponte açude “Ponte Europa”;
  • Substituição dos projetores de tecnologia convencional - que iluminam o interior da piscina Municipal, por projetores de tecnologia LED. Nesse sentido, é expectável um potencial de poupança de 16.922kWh por ano, que se traduz numa economia de 3.889,60€, representado 74,52% do consumo atual com a iluminação interior do edifício. O retorno do investimento é de 12,1 meses.

 

Remodelação do Repuxo

Em consequência das intempéries dos primeiros meses do ano de 2016, o repuxo do rio Tua sofreu graves danos, o que aliado à sua antiguidade retirou o esplendor que tanto orgulhava os mirandelenses e deslumbrava os visitantes, estão em decurso as obras Reparação e Beneficiação do Repuxo de Mirandela.

Nesta empreitada contemplou a aquisição de uma nova plataforma, uma nova eletrobomba e hidráulica, assim como, um escudo circular para proteção deste equipamento, tudo em aço inoxidável AISI 304L, assim como, variador de frequência, iluminação LED, bateria de condensadores - para redução do consumo energético.

No que concerne à eficiência energética foram instalados 3 tipos de equipamentos:

Bateria de Condensadores

Numa instalação devidamente corrigida, o utilizador paga apenas a energia que efetivamente utiliza. Por exemplo: Numa instalação com o Cos φ = 0,7 indutivo, apenas 70 % da potência fornecida pelo transformador do P.T. é utilizada para produzir trabalho útil, enquanto o restante é energia reativa solicitada pela máquina para criar campos eletromagnéticos. Com a carga perfeitamente corrigida Cos φ = 1, portanto com a energia reativa fornecida por condensadores, o transformador pode fornecer até cerca de 98 % da sua potência. A instalação de condensadores permite também outros benefícios:

  • Redução do valor da fatura de eletricidade, em alguns casos considerável, permitindo a amortização do valor do equipamento de correção em menos de 1 ano;
  • Redução das perdas de energia por efeito de Joule (aquecimento nos cabos);
  • Maior disponibilidade de potência e menor aquecimento do transformador;
  • Redução das intervenções intempestivas do limitador de intensidade, as quais interrompem o ciclo produtivo.

Iluminação LED

Foram instalados novos projetores com recurso à tecnologia LED, de construção em aço inoxidável AISI 304L. Em cada projetor foi prevista a instalação de 6 lâmpadas de led de alto rendimento 15 W, de cor branca, num total de 54 lâmpadas (810W), incluindo drivers e acessórios de ligação. A utilização de iluminação LED resulta numa maior economia, cerca de 90% do consumo em relação à iluminação tradicional (9000W), traduzindo-se igualmente em custos de manutenção muito mais reduzidos.

Variador de Frequência

O variador de frequência permite o controlo e alimentação da eletrobomba submersível de forma suave e em função do vento que se faz sentir no espelho de água. Para além disso, a instalação adquire uma maior modernidade e eficiência energética, permitindo ainda uma poupança a nível da manutenção.

ÁREA DE MUNÍCIPE

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

CONTACTOS

Câmara Municipal de Mirandela
Praça do Município
5370-288 Mirandela

Telefone 278 200 200
Fax 278 265 753
E-mail geral@cm-mirandela.pt

Linha verde: 800 205 791