Passar para o Conteúdo Principal

logótipo mirandela

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Assoc. Mirandelense de Artes Orientais (AMAO)

imagemCaracterização

Tudo começa, quando Jesus Novo cria a escola de Kung-do-te, no Sport Clube de Mirandela.

O primeiro treino da modalidade é efectuado no dia 15 de Janeiro de 1976, no ginásio do Sport Clube de Mirandela, com a presença de cerca de 100 participantes.

Em Outubro de 1976, um grupo de atletas de Mirandela frequentaram o Estágio de Kung-do-te em Lisboa e surpreenderam pelo seu desenvolvimento técnico, já que nem um ano tem de treino.

Em 1977 efectua-se a primeira exibição pública no Campo de Futebol de Mirandela. Contribuíram para o sucesso deste evento, a escola de Kung-do-te de Lamego. Também nesse mesmo ano, efectuaram-se as primeiras competições entre Mirandela e Chaves.

Efectuou-se no ano de 1977 no Porto o 1º Campeonato Regional de Full Contact e Mirandela participou com uma equipa onde António Figueiredo alcança o primeiro título regional na modalidade. Mirandela é 2ª classificada por equipas.

Em finais de 1979, Jesus Novo participa num campeonato em Espanha e vence. Entusiasmados com a exibição, os espanhóis convidam-no a ensinar em Espanha. Entrega então a escola de Mirandela aos 4 alunos mais graduados: António Batista, Fernando Cordeiro, António Figueiredo e Belmiro.

A escola passa por tempos difíceis, enquanto Jesus Novo cumpre um contrato de um ano em Espanha, as Artes Marciais são retiradas do Sport Clube de Mirandela e é o Presidente da Câmara Municipal, Senhor Marcelo Lago que não deixa a modalidade acabar, entregando-lhes as instalações da escola da praça.

Jesus Novo visita regularmente a escola. Acabado o contrato em Espanha, desloca-se para França onde o Full Contact está em plena expansão. Treina durante dois anos esta modalidade mas não satisfeito, desloca-se para a Holanda, Alemanha e Andorra, treinando várias modalidades. Em Andorra, conhece um Mestre Chinês que o inicia na prática do Kung-Fu.

Em Agosto de 1983, Jesus Novo visita a escola de Mirandela que agora, sob a orientação de um antigo aluno (Carlos Lisboa), exercia as actividades no ginásio da Escola Secundária de Mirandela, com a modalidade de Karate.

Carlos Lisboa convida Jesus Novo a ficar em Mirandela. Assim no início do ano de 1984, reabre a escola de Mirandela com novas instalações no Bairro do Convento. Jesus Novo ensina apenas formas de Kung-Fu, abstendo-se de ensinar técnica de combate já que existia o Karate como Arte Marcial de combate. Os mais graduados, que existiam na altura, pedem no entanto para o que mestre lhes dê aulas particulares de técnica de combate. Após dois treinos, declaram que tinham aprendido mais nesse dois treinos que num ano de Karate e inicia-se um movimento entre os alunos para que se possa também treinar Kung-Fu como Arte Marcial. É assim que pouco depois se inicia a prática de Kung-Fu na sua plenitude. O Karate acaba por ser extinto já que todos aqueles que experimentaram a nova modalidade trazida pelo Mestre, decidem aderir, deixando o Karate. Os alunos mais influentes na altura são: To Gú, Cheu, Miguel Taveira, Ilídio Teixeira, António Pinheiro, Francisco Martins, José Pina e Fernando Ceriz.

Seis meses após a reabertura da escola, o clube participa num encontro de artes marciais em Lamego, na modalidade de Kung-do-te. Da equipa mirandelense fizeram parte: Miguel Taveira, Ilídio Teixeira, Francisco Martins, Gil Ruivo, José Pina, Fernando Ceriz, Paula Santos e Fernando Pinheiro e só Miguel Taveira consegue ganhar um combate. Desiludidos com o que se passara em Lamego, os participantes pedem mais competição. É assim que sete meses depois, se realiza em Mirandela a 1ª Taça de Mirandela. Participam: Mirandela, Lamego, Maia, Famalicão, Macedo de Cavaleiros e Porto. Lamego alcança o 1º lugar e Mirandela o 2º.

No dia 13 de Junho de 1986 é feita a escritura do clube. Vão ao notário, sendo sócios fundadores: Manuel de Jesus Novo, José Augusto Rosa, José Augusto Pina Correia, Fernando Luís Pinheiro, Ilídio José Teixeira, Pedro Miguel Alfândega Taveira, Alfredo José Botelho, Fernando Jorge Ceriz, Gil Augusto Ruivo, Orlando Dinis Correia da Silva, Carlos Fernando Avelens Freitas, Jorge Reis Augusto, António Joaquim Lopes, Francisco Gonçalves Peres, Carlos Manuel Sequeira de Deus e António Manuel dos Santos, que assim constituem a Associação Mirandelense de Artes Orientais. Dos estatutos destacamos o seguinte: “São objectivos da Associação o estudo e difusão das artes orientais tais como: Budismo Zem, Taoísmo, Ikebana, Yoga, Kung-Fu e demais orientalismos”. “Todos os membros tem por dever prover à manutenção e conservação do Zendo, por isso deverão submeter-se voluntariamente à disciplina consentida e ao ambiente de silêncio e recolhimento”.

Tendo o Mestre Jesus Novo sido aluno e um dos fundadores da organização de Kung-Fu, embora tenha bebido em inúmeras outras fontes, nunca deixou de ver as Artes Marciais pelo prisma da eficiência. Este facto faz com que a A.M.A.O. seja uma colectividade essencialmente desportiva como o prova as muitas competições em que os seus atletas participaram por todo o mundo.

Jesus Novo é eleito mestre do ano, em 1987, pela Federação Internacional (IKA), pelo trabalho realizado em prol do Kung-Fu em Portugal, sendo a primeira vez que o prémio veio para Portugal.

Todos os Instrutores de Artes Marciais existentes no Distrito de Bragança, exceptuando o Karate e Aikido, aprenderam na A.M.A.O. de Mirandela.

Os atletas da A.M.A.O. estiveram nos primeiros lugares dos Rankings de Portugal no Kickboxing durante alguns anos até que em 1993 decidiram abandonar este desporto, devido às muitas divisões internas. Começou a trabalhar directamente com Espanha e Federação Internacional de Kung-Fu. No entanto, o clube procura um sistema de combate mais completo e isso acontece em França, quando o Mestre Jesus Novo assistiu a uma demonstração de Pangration em 1997, com o clube a aderir a esta modalidade em 1999.

Actualmente, a A.M.A.O. treina no pavilhão da Reginorde, num espaço total de 200 m2. Possui um Tapete (Palestra) de 100 m2 para treino de Pangration e Judo. Os outros 100 m2, não são almofadados.

Só tem como sócios os atletas ou os pais destes.

A Associação tem presentemente as seguintes modalidades: pangration, judo, capoeira e montanhismo.

O Pangration está na A.M.A.O. desde o ano 2000, que é o da viragem para aquela que é considerada a modalidade de todas as modalidades de combate. Actualmente, o Pangration é a modalidade mais acarinhada.

Outra das modalidades que o A.M.A.O. apresenta é o Judo, criada muito recentemente, no dia 15 de Janeiro de 2005, com o 1º treino. Para o efeito, deslocou-se a Mirandela o D. Fausto de Carvalho, reputado Mestre de Judo, com graduação de 6º Dan, técnico da Federação Portuguesa de Judo. No treino estiveram presentes 20 atletas e 3 Instrutores da A.M.A.O. Estiveram ainda presentes Instrutores de: Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Alijó e Torre D.ª Chama, onde se prevê também a prática desta modalidade. Mirandela será também a sede da futura Associação Transmontana de Judo.

Outra modalidade foi criada recentemente: a Capoeira. Inicia-se na Associação, no dia 21 de Março de 2005, com o primeiro treino, em Mirandela, sob a orientação do professor Thiago Silva.

A actividade de Montanhismo existe na A.M.A.O. desde a sua fundação, que esteve filiado em tempos, na Federação Portuguesa de Tiro com Arco, estando esta modalidade, por agora, inactiva.

Os corpos gerentes actuais são:

Assembleia-geral – Presidente: Pedro Miguel Taveira; 1º Secretário: Sandra Dias e 2º Secretário: Flávio Vicente. Conselho fiscal – Presidente: João Barreira; Secretário: Francisco Machado e Relator: Paulo Esteves. Direcção – Presidente: Manuel Jesus Novo; Secretário: Carlos Mendes e Tesoureiro: Luís Alves.


Participação desportiva em Campeonatos Nacionais[1]

1º CAMPEONATO NACIONAL DE KUNG-FU, S. Mamede de Infesta, 28 de Abril de 1989.

José Ribeiro, da A.M.A.O. é campeão nacional de infantis, tornando-se o 1º campeão nacional da A.M.A.O.

CAMPEONATO NACIONAL DE KATAS, dias 10 e 11 de Junho de 1989 no Porto (Externato D. Duarte).

Fernando Ceriz sagra-se, campeão nacional, no escalão sénior, sendo o único atleta da A.M.A.O. campeão nesta especialidade.

1º CAMPEONATO NACIONAL DE SEMI CONTACT W.K.A, dia 9 de Setembro de 1989, em Mirandela (Reginorde).

Mirandelenses campeões nacionais: José Ribeiro e Michel Campos, em infantis; Pedro Belchior e Sara Nascimento, em juvenis e António Gabriel, em seniores (laranja verde). A A.M.A.O. vence colectivamente.

CAMPEONATO NACIONAL DE FULL CONTACT, 1989. Os apuramentos efectuam-se em Faro. A A.M.A.O. participa com uma equipa constituída por atletas de: Mirandela, Bragança, Vila Flor, conseguindo colocar 4 atletas na final. As finais realizam-se em Setembro, no Porto.

Artur Domingos e Eduardo Dinis conseguem os títulos de Campeões Nacionais.

CAMPEONATO NACIONAL SEMI CONTACT, Setúbal, 8 de Dezembro de 1990.

A.M.A.O. 3º lugar colectivo. Neste campeonato, José Ribeiro, Sara Nascimento, José Silva e Paulo Melo sagram-se campeões nacionais.

2º CAMPEONATO NACIONAL KUNG-FU, em Alfandega da Fé (1991).

Campeão nacional colectivo: A.M.A.O. Mirandela.

Campeões nacionais das respectivas categorias:

- Infantis: Vasco Nascimento (em combate, em formas de punho e formas de armas) e Cristina Novo (formas de punho).

- Iniciados: Sara Nascimento campeã em combate, formas de punho e formas de armas, José Ribeiro, Vítor Hugo Perafita e Rute Mendes (campeões em combate).

- Juvenis: Sónia Antunes campeã em combate, em formas de punho e em formas de armas; Ricardo Cruz em combate e formas de punho e Sérgio Lisboa em combate.

- Juniores: João Barreira (combate).

- Seniores: Miguel Taveira e Paulo Paixão (combate).

CAMPEONATO NACIONAL FIRST CONTACT, Mirandela, 16 e 17 de Novembro, de 1991.

Mirandelenses campeões nacionais:

- Infantis: Vasco Nascimento, José Carlos, João do Ó, Pedro Mores e João Barreira. Juvenis: Sara Nascimento. Juniores: Sónia Antunes. Seniores: Paulo Melo e Miguel Taveira.

CAMPEONATO NACIONAL KUNG-FU WU-SHU, dias 8 e 9 de Fevereiro, 1992, em Braga.

Os atletas da A.M.A.O. campeões foram: Sara Nascimento, Sónia Antunes e Mónica Silvestre.

CAMPEONATO NACIONAL DE KUNG-FU WUN HOP KUEN DO, dias 11 e 12 de Junho, 1992, em Lousada.

Classificação por equipas: 1º Mirandela. Atletas de Mirandela campeõesJoão Barreira (sénior-classe B), Virgínia Isabel e Mónica Silvestre (ambas em juvenis) e José Ribeiro (iniciados).

1º CAMPEONATO NACIONAL DE NUNCHAKU, dias 3 / 4 Outubro, 1992 na Moita.

Os mirandelenses campeões nacionais foram: João Oliveira (seniores), Virgínia Aguiar (juvenis), José Silva e Sara Nascimento (iniciados).

CAMPEONATO NACIONAL DE FIRST CONTACT, Mirandela, 12 e 13 de Junho de 1993 A.M.A.O. venceu por equipas. Os Campeões nacionais da A.M.A.O. foram: José Silva, Cristina Novo, Carlos Mendes, Pedro Mores, Sara Nascimento, João Barreira e Cesário Leitão.

CAMPEONATO NACIONAL FIRST CONTACT, em Vila Flor, 25 de Junho de 1994.

A.M.A.O. Mirandela 1ª Classificada.

Campeões nacionais de juvenis: Mónica Silvestre, Sara Nascimento, Hélio Machado, José Silva e Pedro Mores.

Campeões nacionais de seniores “B”Carla Susana e José Vaz.

Campeões nacionais de seniores “A”Valter Silvestre e João Barreira.

CAMPEONATO NACIONAL DE KUNG-FU, Mirandela, Outubro de1994.

A.M.A.O. 1º por equipas. Foram campeões nacionais pela A.M.A.O: Sara Nascimento, Mónica Silvestre, Henrique Cunha, Hélio Machado, Ângelo Silvestre, Jorge Vaz, Pedro Fonte, José Silva, Pedro Mores, Fernando Lopes, Secundino Ferreira, José Francisco, Paulo Esteves, Rui Moutinho e João Barreira.

CAMPEONATO NACIONAL KUNG-FU, dia 25 de Março de 1995, em Mirandela. 1ª Classificado: Mirandela. Foram campeões nacionais por Mirandela:

- Henrique Cunha em infantis; Hélio Machado e Ângelo Silvestre em iniciados; Sara Nascimento em juvenis; Mónica Silvestre e Pedro Mores em juniores; Fernando Lopes e José Francisco em seniores, classe “C”; Valter Silvestre em seniores “B”, Rui Moutinho e João Barreira em seniores “A”.

CAMPEONATO NACIONAL FIRST CONTACT, em Nine (Famalicão), Junho de 1995. Mirandela 1ª classificado. Campeões nacionais da A.M.A.O:

  • Juniores: Ângelo Silvestre, Luís Durão e Sara Nascimento.
  • Seniores: Valter Silvestre, João Barreira e Pedro Mores.

CAMPEONATO NACIONAL FIRST CONTACT, dia 27 de Julho de 1996, em Lousada.

Mirandela 1º Classificado. Os campeões da A.M.A.O. foramVítor Novo, Cristina Novo, Hélio Machado, Jorge Vaz, José Vaz, Sara Nascimento, José Silva, Rui Moutinho e João Barreira, este alcançando ainda o título de campeão nacional de Taos.

CAMPEONATO NACIONAL DE FIRST CONTACT, dia 26 de Abril, de 1997, em Vila Flor.

Mirandela 1ª Classificada. Os campeões nacionais foram:

  • Juvenis: André Alves, Cristina Novo e Tiago Pastor.
  • Seniores, classe A: Sara Nascimento, José Silva e João Barreira.
  • Seniores, classe B: José Vaz.

CAMPEONATO NACIONAL DE FIRST CONTACT, 28 de Fevereiro de 1998, em Mirandela (Reginorde).

Mirandela 1º Classificado. Os campeões nacionais foram:

  • Juvenis: Henrique Cunha, Hélio Machado e André Alves.
  • Seniores classe “A”: José Silva, Pedro Mores e João Barreira.

CAMPEONATO NACIONAL DE KUNG-FU, Valpaços, Abril de 1998.

Mirandela 1º classificado. Os campeões da A.M.A.O. foram: André Alves, Hélio Machado, Henrique Cunha, Vítor Novo, Cristina Novo, José Silva, Rui Moutinho, Pedro Mores e João Barreira.

CAMPEONATO NACIONAL FIRST CONTACT, Bragança, 17 de Setembro de 1999.

Mirandela (2º classificado). Os campeões nacionais de Mirandela:

  • Formas: Cristina Novo, iniciadas.
  • Combate: iniciados: Hélio Machado, André Alves e Cristina Novo.
  • Combate: seniores--Classe A: Pedro Mores e João Barreira.

1º CAMPEONATO NACIONAL DE PANGRATION – Agon (Combate), INATEL emMirandela, dia 2 de Dezembro de 2000.

Mirandela 1ª Classificado. São campeões nacionais:

  • Juniores: Raquel Fonte, Cristina Novo, Frederico Alves e André Alves.
  • Seniores: Jorge Loureiro e João Barreira.

2º CAMPEONATO NACIONAL DE PANGRATION – Agon, dia 24 de Março, de 2001, em Valpaços.

Mirandela campeão. São campeões nacionais:

  • JUNIORES: Nelson Pires, Bruno Morais, André Alves, Cristina Novo, Frederico Alves e Raquel Fonte.
  • SENIORES: Pedro Mores, Sandra Dias, José Silva e Cezário Leitão.

3º CAMPEONATO NACIONAL DE PANGRATION – Agon, polidamas e pedon. Alijó, 18 de Maio de 2002.

Mirandela (2º classificado, por equipas). Foram campeões nacionais:

  • Agon:

Iniciados: Susana Novo. Juniores: Cristina Novo e Henrique Cunha. Seniores: Sandra Dias e Paulo Esteves.

  • Polidamas:

1ª Equipa classificada A.M.A.O. – Mirandela.

  • Pedon:

Infantis: 1ª Maria Novo/Artur Pires. Juvenis: 1º Vítor Novo / João Inácio.

4º CAMPEONATO NACIONAL DE PANGRATION, INATEL de Mirandela, 2003

Equipa vencedora: A.M.A.O. de Mirandela. Os mirandelenses campeões (em agon) seniores: Pedro Mores, Carlos Mendes e Sandra Dias.

5º CAMPEONATO NACIONAL DE PANGRATION, INATEL de Mirandela, dia 17 de Abril, de 2004. Mirandela 1º classificado. Os campeões da A.M.A.O. foram os seguintes: Cristina Novo, Sandra Dias, André Alves e Henrique Cunha.

6º CAMPEONATO NACIONAL DE PANGRATION, dia 23 de Abril, de 2005, em Alijó – Seniores classe B e 2ª fase do nacional classe A em Agon.

A A.M.A.O. classificou-se em 1º lugar por equipas.

Francisco Osório é campeão na classe B. A equipa da A.M.A.O. vence em Polidamas. Em Paleismata são campeões nacionais: Susana Novo/Daniela Teixeira em femininos e Vítor Novo/Susana Novo em mistos. Em Pedons, venceram: Luís Barros/Nelson Vara, em masculinos; Susana Novo/Daniela Teixeira, em femininos e Susana Novo/Paulo Peres, em mistos.

Na classe A, André Alves, Pedro Mores, Henrique Cunha e Sandra Dias são os campeões.


Participação desportiva em Campeonatos da Europa e do Mundo

CAMPEONATO DA EUROPA DE SEMI CONTACT, dias 24 e 25 de Março, de 1990, em Groningen na Holanda.

José Ribeiro – 3º Classificado (medalha de bronze)

CAMPEONATO DO MUNDO DE LIGHT CONTACT, Alcorcon – Madrid, 1994.

Classificação masculina por países: 2º Portugal. Classificação Feminina: 1º Portugal (campeão do mundo, com a mirandelense Sara Nascimento). Resultados individuais dos mirandelenses:

  • Valter Silvestre: 1º Classificado (campeão do mundo). Neste ano Valter Silvestre ganha o troféu “gandula” da Gazeta dos Desportos.
  • Sara Nascimento: 2ª Classificada.

CAMPEONATO DA EUROPA DE KUNG-FU WU SHU, Barcelona, dias 16 e 17 de Maio, de 1998.

Os mirandelenses obtiveram as seguintes classificações:

  • Pedro Mores 2º, Rui Moutinho 3º e João Barreira 3º.

CAMPEONATO DA EUROPA DE KUNG-FU WU SHU, Arrasata (Espanha), dias 20 e 21 de Julho de 2002

Os dois atletas da A.M.A.O. presentes, tiveram excelentes resultados. Sandra Dias sagra-se campeã da Europa e Paulo Esteves é 2º classificado.

CAMPEONATO DO MUNDO DE PANGRATION, agon, polidamas e pedon. Efectuou-se em Amynion na Grécia nos dias 5, 6 e 7 de Setembro, de 2003.

Pedro Mores – Mirandela alcançou a medalha de bronze.

CAMPEONATO EUROPEU DE PANGRATION, Thassos (Grécia), de 28 a 30 de Maio, de 2004

A A.M.A.O esteve presente tendo conseguido as seguintes classificações:

  • Agon: Sandra Dias: medalha de prata e Cristina Novo: medalha de bronze.
  • Paleismata: A dupla da A.M.A.O: Sandra Dias e Cristina Novo, alcançou a medalha de prata.

 


 

[1] Para uma melhor explanação da participação desportiva da A. M. A: O:, foi dividida em campeonatos nacionais e campeonatos da Europa e do Mundo.

ÁREA DE MUNÍCIPE

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

CONTACTOS

Câmara Municipal de Mirandela
Praça do Município
5370-288 Mirandela

Telefone 278 200 200
Fax 278 265 753
E-mail geral@cm-mirandela.pt

Linha verde: 800 205 791