Câmara Municipal de Mirandela delibera aquisição de edifício do Instituto Piaget

06 Set '16

A Câmara Municipal de Mirandela chegou a acordo com o Instituto Piaget para a aquisição do edifício do “campus” de Mirandela.

Os terrenos em que foi implantado o referido edifício foram cedidos pela Câmara Municipal ao Instituto Piaget através de um contrato de direito de superfície com a salvaguarda da continuidade da oferta de ensino superior por esta instituição em Mirandela.

Fruto dos diversos desenvolvimentos no ensino superior privado não foi possível a continuidade desta oferta por parte do Instituto Piaget o que levou ao estabelecimento de um processo negocial de reversão e consequente aquisição plena do edifício pela Câmara Municipal.

O contrato promessa de aquisição foi aprovado por deliberação da Reunião de Câmara de 05 de setembro de 2016, sendo agora sujeito ao processo de validação quer pela Assembleia Municipal de Mirandela quer pelo Tribunal de Contas.

Esta aquisição irá no imediato contribuir de forma concreta para a continuidade da oferta social de creche e jardim-de-infância da Nuclisol nessas mesmas instalações, mas também apoiar o ensino básico durante a fase de remodelação do parque escolar de Mirandela, cujas obras serão iniciadas a muito curto prazo.

Refira-se ainda que o edifício em causa, pela sua centralidade e pelas valências de que dispõe, deverá acolher no futuro diversos serviços municipais que atualmente se encontram dispersos por diferentes localizações.

A progressiva reabilitação financeira da Câmara Municipal de Mirandela está também associada ao contínuo reforço do seu património e dos seus ativos, como são exemplo a presente aquisição deste edifício, bem como a recente aquisição dos 131 602 m2 de terreno necessários para a expansão da Zona Industrial de Mirandela.