Resultados dos Inquéritos de Satisfação dos Munícipes do ano 2016

11 Ago '16

Já são conhecidos os resultados dos Inquéritos de Satisfação dos Munícipes que a Câmara Municipal de Mirandela promoveu no passado mês de junho com o objetivo de avaliar a perceção do cidadão quanto ao desempenho dos serviços municipais na vertente do atendimento. Estes inquéritos têm vindo a ser realizados anualmente no âmbito do Sistema de Certificação da Qualidade do Município de Mirandela.

Os resultados são bastante claros e cabe agora ao município agir em conformidade com a sua interpretação, focando-se na importância da simpatia, rapidez e eficiência que são as principais expectativas que o cidadão coloca no atendimento municipal.

Se em anos anteriores a avaliação da satisfação foi uma prioridade, desde 2015 que se privilegia os dados relativos à insatisfação já que é entendimento da Câmara Municipal que o valor da insatisfação, ainda que residual, traduz as necessidades de aperfeiçoamento que os munícipes satisfeitos habitualmente não comunicam. Para tal, utilizou-se o grau de “importância” e o grau de “satisfação”, sendo que a “importância” traduz muito da espectativa que os munícipes colocam no tratamento de cada assunto, e a “satisfação” traduz o resultado da realidade como ele foi tratado.

Os 244 inquéritos respondidos, com 73 respostas no Centro Cultural Municipal, 102 na Piscina Municipal e 69 no Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM), traduzem nos diferentes locais de atendimento realidades também diferentes que a Câmara Municipal vai procurar resolver com a adoção de medidas específicas e adequadas a cada situação.

Em comparação com o ano 2015,no Centro Cultural Municipal a insatisfação baixou de 4,3% para 3,0% e a satisfação aumentou de 92.1% para 92.9%, o que é positivo. O desempenho menos positivo verifica-se ao nível da “qualidade da documentação disponibilizada”, assunto que será alvo de ações que minimizem esta perceção dos munícipes.

Na Piscina Municipal verificam-se os melhores resultados com a insatisfação a baixar de 3,6% para 0,6% e a satisfação a aumentar de 91,8% para 95,1%, evidenciando a qualidade do atendimento e do desempenho global dos profissionais deste equipamento municipal. No entanto, também aqui há trabalho a realizar, nomeadamente na manutenção do nível baixo de insatisfação.

O GAM verifica os resultados menos positivos, compreensíveis pela natureza e circunstâncias dos serviços que presta, mas não completamente justificáveis pelo que também aqui há ainda matéria para desenvolver no âmbito da qualidade do atendimento. A insatisfação aumentou de 4,5% para 6,8% e a satisfação baixou de 94,5% para 82,6%, o que revela claramente a necessidade de intervenção nesta área.

De um modo geral os resultados demonstram que a insatisfação baixou e a satisfação aumentou, no entanto, há ainda uma grande margem para melhorar pelo que serão adotadas as medidas que se considerem necessárias para melhorar os valores da satisfação para que no próximo ano os resultados alcançados sejam ainda mais positivos.

Consulte aqui os resultados globais dos inquéritos referentes ao ano 2016.