Inauguração do restauro da Igreja da Misericórdia

23 Jun '16
Foi no passado dia 18 de junho que a Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela reabriu as suas portas após vários anos de restauro e consolidação das suas estruturas, numa cerimónia presidida por Sua Excelência Reverendíssima D. José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda.

O estado de degradação desta Igreja determinou que no ano 2008, os serviços técnicos da Câmara Municipal de Mirandela promovessem o seu encerramento imediato, considerando o risco iminente de ruína e a segurança dos utentes.

Tratando-se de uma intervenção complexa e profunda, atendendo ainda ao facto de estarmos perante um Imóvel Classificado, desde logo foi iniciado um processo, com a provedoria da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela de então, no sentido de encontrar uma forma de financiamento que tornasse possível a reabilitação desta Igreja.

No âmbito da Parceria para a Regeneração Urbana tuaMirandela, que financiou diversas obras no centro histórico de Mirandela, como o próprio edifício sede da Santa Casa da Misericórdia ou o edifício sede da Associação de Socorros Mútuos da Associação dos Artistas Mirandelenses, foi possível inserir no Eixo tuaMirandela – Mirandela Criativa, um valor de investimento elegível de 273.000,00€ destinado aos tão necessários trabalhos de restauro. A Câmara Municipal de Mirandela assumiu ainda a componente não financiada desta intervenção através da atribuição de um subsídio, para esta e outras intervenções, de 232.000,00€ à Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, conforme deliberação de 29/03/2010.

Não foi uma intervenção fácil, considerando a complexidade da intervenção e as condicionantes impostas pela tutela, nomeadamente a Direção Regional de Cultura do Norte, mas com a determinação da equipa projetista, dos técnicos municipais, da Associação de Municípios da Terra Quente Transmonta e de toda a Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, foi possível concretizar esta tão ansiada intervenção.

Agora, a Igreja da Misericórdia, local histórico e marcante da cidade de Mirandela reabre ao culto, para satisfação de todos os mirandelenses.