Semana do Ambiente e Energia 2016

09 Jun '16
O Dia Mundial do Ambiente é celebrado anualmente a 5 de junho e tem como objetivo assinalar ações positivas de proteção e preservação do ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de salvaguardar o ambiente.

À semelhança dos anos anteriores, o Município de Mirandela assinalou esta data promovendo a Semana da Energia e Ambiente, este ano numa edição alargada de 29 de maio a 7 de junho, com diversas atividades de sensibilização, privilegiando-se o público mais jovem que melhor apreende conhecimentos e os divulga.

De entre as atividades que foram realizadas, destacaram-se as palestras nas escolas das freguesias, a entrega de kits ambientais, a visita ao PANT – Parque Ambiental do Nordeste Transmontano, as trocas energéticas em que foram trocadas 150 lâmpadas usadas por lâmpadas economizadoras, o passeio nas margens do rio Tua para observação da flora, as trocas ambientais e, a visita ao Centro de Ciência Viva de Bragança realizada com alunos da Universidade Sénior de Mirandela, a 3ª edição do Curso de Compostagem Doméstica no e o workshop “Ambiente e Energia”.

Esta semana comemorativa terminou com a sessão de esclarecimentos sobre “Boas práticas de gestão de resíduos” no dia 7 de junho.

As atividades tiveram como parceiros diversas entidades locais, das quais se destacam a empresa Resíduos do Nordeste, Águas do Norte, Quercus, Douro Gás, Centro de Ciência Viva de Bragança, Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, Centro Juvenil Salesiano, Agrupamento de Escolas de Mirandela e as empresas Electrotua e Elitua.