Mirandela comemorou o Dia Internacional dos Museus

19 Mai '16
A Câmara Municipal de Mirandela comemorou no passado dia 18 de maio o Dia Internacional dos Museus com uma palestra dedicada à conservação e restauro das peças dos acervos dos museus.

Foram convidados o Dr. Carlos Mota, conservador-restaurador do Museu do Douro, que falou sobre a evolução recente da conservação e restauro neste museu, mostrando inclusivamente exemplos de várias peças que foram intervencionadas no laboratório do Museu do Douro e a Dra. Umbelina Silva, arquivista também do Museu do Douro, cuja intervenção versou sobre a conservação preventiva no que diz respeito aos livros.

O Município de Mirandela faz parte do Conselho de Fundadores da Fundação Museu do Douro desde 2006 e o Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes integra a MuD (Rede de Museus do Douro) desde 2015. Desde então várias têm sido as ações realizadas no âmbito desta Rede, nomeadamente ações de formação na área da Conservação Preventiva, tendo sido recuperadas algumas peças que fazem parte do espólio do futuro Museu da Oliveira e do Azeite e exposições itinerantes patentes no Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes, estando previsto outros intercâmbios de exposições com os parceiros da MuD.

A comemoração do Dia Internacional dos Museus contou ainda com uma visita guiada dos alunos do 1º ciclo à exposição “Museus e Paisagens – exposição temporária do acervo do museu” patente no Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes que culminou com pinturas em papel de cenário da parte da tarde.

À noite, o Centro Cultural Municipal abriu as portas para a realização de uma Jam Session, em que vários jovens improvisaram com os seus instrumentos uma sessão de jazz. Esta foi a primeira Jam Session de outras abertas a toda a população que decorrerão noutros pontos da cidade.