Dia da Cidade

19 Mai '16
Depois da comemoração do aniversário da elevação de Mirandela a cidade, decretada pela Assembleia da República em 16 de maio de 1984, a Câmara Municipal de Mirandela assinala no próximo dia 25 de maio o Dia da Cidade, data em que se celebra a atribuição da carta de foral pelo Rei D. Afonso III no ano de 1250.

As comemorações estendem-se por todo o dia e estão recheadas de momentos marcantes e cheios de significado para Mirandela e para os mirandelenses.

Desde logo o aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários e Cruz Amarela de Mirandela que tradicionalmente é festejado neste dia, a sessão solene no Palácio dos Távoras com o hastear da bandeira do município, a apresentação da obra “Transmontanos e os Bombos Imortais” de Armando Figueiredo Sarmento e a exposição de livros de autores transmontanos (Fundo Local da Biblioteca Municipal Sarmento Pimentel).

A cerimónia de homenagem ao Professor Doutor João Alberto Sobrinho Teixeira - ilustre mirandelense, defensor acérrimo de Mirandela e Trás-os-Montes e grande impulsionador do ensino superior e investigação científica na região, que terá lugar no Centro Cultural Municipal, às 16 horas, será também um momento importante no programa das comemorações do dia da Cidade.

O resto do programa é puramente cultural e fica a cargo da IN´Vinus Tuna que espalhará alegria pelas ruas da cidade, do zumba que porá Mirandela a Mexer no Parque Dr. José Gama e da ESPROARTE que em concerto prestará uma justa homenagem aos alunos que recentemente venceram a V Mostra Musical do Eixo Atlântico (Palácio dos Távoras).