Câmara Municipal de Mirandela integra grupo de trabalho nacional para a implementação de Planos de Segurança da Água

12 Mai '16
A Câmara Municipal de Mirandela, enquanto entidade gestora de sistemas públicos de abastecimento de água para consumo humano, foi convidada pela ERSAR (Entidade Reguladora de Serviços de Águas e de Resíduos), para integrar um grupo de trabalho a nível nacional, com o objetivo de iniciar um projeto de elaboração e implementação de Planos de Segurança da Água (PSA).

Estes planos têm por objetivo garantir a qualidade da água de consumo humano, incorporando metodologias de avaliação e gestão de riscos, constituindo o ponto de partida para a adoção de procedimentos e boas práticas de operação de sistemas, tais como a minimização da contaminação nas origens de água, redução ou remoção da contaminação durante o processo de tratamento e a prevenção de pós-contaminação durante o armazenamento.

A execução deste projeto a implementar no concelho de Mirandela, está a cargo de uma equipa de trabalho multidisciplinar, designada por EQUIPA PSA, constituída por 7 elementos da autarquia e por 2 elementos da Autoridade de Saúde Local.

De salientar que a Câmara Municipal de Mirandela tem ao longo dos últimos anos aumentado significativamente a qualidade da água nas 36 zonas de abastecimento de que é entidade gestora. Em 2015 a percentagem de água segura nestas zonas foi de 98,56%, um excelente nível de conformidade relativamente ao panorama nacional.