Aprovado o Plano Operacional Municipal 2016

21 Abr '16
O Plano Operacional Municipal (POM) para o ano 2016 foi recentemente aprovado pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta (CMDF) de Mirandela, composta por 10 elementos: 7 efetivos em representação da Câmara Municipal de Mirandela, Bombeiros Voluntários de Mirandela, Bombeiros Voluntários de Torre de Dona Chama, PSP, GNR, ICNF e juntas de freguesia do concelho e 3 convidados em representação de empresas locais.

A operacionalização do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), em particular para as ações de vigilância, deteção, fiscalização, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio concretiza-se através do POM, que particulariza a execução destas ações através dos seguintes parâmetros:

Meios e recursos - Organização de um dispositivo que preveja a mobilização preventiva de meios deve atender à disponibilidade dos recursos, de forma a garantir a deteção e extinção rápida dos incêndios.

Dispositivo operacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI) - Definição prévia de canais de comunicação e procedimentos de atuação das várias forças e entidades do Sistema de DFCI.

Setores territoriais de DFCI e Locais Estratégicos de Estacionamento (LEE) - Zonamento do território em setores territoriais de DFCI constituem uma medida fundamental à adequada planificação e execução das ações do PDMFCI.