Mirandela avança com a construção da primeira Residência Universitária do concelho

12 Abr '24

Com uma capacidade para albergar 120 alunos do ensino superior, este novo edifício, instalado num terreno cedido pela Câmara Municipal, terá um custo aproximado de 3,7 milhões de euros.

Estão em curso as obras de construção da primeira residência universitária da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (EsACT/IPB), em Mirandela.

O novo edifício está a ser criado num terreno cedido pela Câmara Municipal, localizado nas imediações deste estabelecimento de ensino superior, e vai permitir a instalação de 120 camas. O projeto prevê-se concluído até 2025.

A ESAcT-IPB possui cerca de dois mil alunos, que representam uma importante força motriz para a economia do concelho. Para além de potenciar o ensino superior em Mirandela, este projeto permitirá a criação de diversos postos de trabalho, bem como a possibilidade de promoção de um maior equilíbrio na oferta e na procura de habitações para arrendamento, quer pelo meio estudantil, quer pela população em geral.

A par deste projeto de raiz e com o mesmo princípio, o Instituto Politécnico de Bragança adquiriu o Hotel Mira-Tua, situado no centro da cidade de Mirandela, que será requalificado e albergará 62 camas.

A estreita colaboração entre a Câmara Municipal de Mirandela, a Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo e o Instituto Politécnico de Bragança permitiu, com estes dois projetos, a captação da verba de cerca de 5 milhões de euros financiados pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).