Município de Mirandela promove sensibilização ambiental

24 Mar '16
O Município de Mirandela, através do Setor do Ambiente e do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), assinalou mais uma semana dedicada à sensibilização ambiental.

Entre os dias 14 e 24 de março foi comemorada a semana da Água, da Floresta e da Árvore, onde se incluiu mais uma vez a adesão à Semana da Primavera Biológica, uma iniciativa do projeto Plantar Portugal de que a Câmara Municipal de Mirandela é parceira.

As ações foram planeadas com a colaboração da Resíduos do Nordeste EIM, da Universidade Sénior do Rotary de Mirandela, da GNR, do projeto Floresta Comum, do Grupo Águas de Portugal, do Agrupamento de Escolas de Mirandela e dos centros de Atividades de Tempos Livres (ATL).

Entre as várias atividades, assinalou-se o Dia Árvore e o Dia Mundial da Floresta com uma visita ao PANT – Parque Ambiental do Nordeste Transmontano, fizeram-se plantações e apadrinhamento do bosquete, realizou-se um peddy papper da floresta na EB1/JI de Carvalhais, a GNR e o SMPC organizaram uma exposição de viaturas, decorreu uma ação de sensibilização no Colégio Nª Sr.ª do Amparo e destaque ainda para a reabilitação do largo junto ao Complexo Industrial do Cachão com a reposição e plantação de árvores.

Para assinalar o Dia Mundial da Água, foram realizadas pinturas ao ar livre, subordinadas ao tema “Vamos pintar o nosso rio”, em que participaram as crianças dos Centros ATL da cidade, houve visitas a Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e entradas gratuitas na Piscina Municipal.

Porque a reciclagem é fundamental para um ambiente sustentável, importa fomentar a sua prática com as sempre bem acolhidas trocas ambientais que esta semana foram dedicadas às fileiras do plástico e metal, promovendo simultaneamente o uso de plantas aromáticas e medicinais nos jardins.

As atividades de sensibilização ambiental vão prolongar-se pelo mês de abril com palestras sobre a importância da água a realizar nos Jardins-de-infância e Escolas Básicas do 1º Ciclo do meio rural, bem como com a 2ª edição dos “Jardins com vida, cor e sabor”, que neste momento já conta com 30 inscritos.