Câmara Municipal de Mirandela promove a igualdade

10 Mar '16
No ano de 2013 a Câmara Municipal de Mirandela associou-se à Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) através de um protocolo de cooperação para a elaboração de um Diagnóstico e de um Plano Municipal para a Igualdade, promovendo assim uma política de igualdade.

O Plano Municipal para a Igualdade, entretanto concebido e posto em prática, titula que, além da promoção da igualdade de oportunidades em todas as políticas, programas e projetos municipais independentemente da ascendência, raça, sexo, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual, a Câmara Municipal tem também como obrigação a adoção de linguagem verbal e não-verbal inclusiva a nível interno e na relação com os/as munícipes e entidades locais.

A realização de eventos associados à celebração simbólica de datas e efemérides pode também ser uma forma de contribuir para uma cidadania mais justa e inclusiva. É exemplo a Caminhada da Mulher que a Câmara Municipal de Mirandela e o Núcleo de Mirandela da Liga dos Combatentes organizaram pelo sétimo ano consecutivo, assinalando assim o dia que internacionalmente é dedicado ao sexo feminino, celebrado a 8 de março. Este passeio contou ainda com a colaboração da Naturthoughts, da Junta de Freguesia de Mirandela e da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte já que, como é habitual, a verba da inscrição das/os participantes reverteu a favor desta Liga.