Rede Social de Mirandela dedica mês de março à prevenção da violência doméstica na terceira idade

10 Mar '16
A Rede Social de Mirandela promove durante o mês de março um conjunto de ações de informação e sensibilização no âmbito da violência familiar contra pessoas idosos, integradas no Projeto BPI Capacitar do Núcleo de Apoio à Vítima e Violência Doméstica de Bragança que é parceiro nestas ações.

São também parceiras destas atividades as Juntas de Freguesia e a Câmara Municipal que, além de disponibilizarem as instalações para a realização das sessões, têm um papel fundamental na divulgação das sessões junto da população.

A iniciativa teve início em janeiro com a realização de 2 ações de reflexão, sensibilização e informação sobre a violência doméstica na terceira idade dirigidas ao pessoal técnico e auxiliar que diariamente cuida e interage com os idosos nas Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Mirandela. Posteriormente, em reunião do Conselho Local de Ação Social (CLAS), foi lançado o desafio às Juntas de Freguesia que acolheram o projeto com agrado, resultando no agendamento de 17 ações que decorrem até ao final do mês de março.

O envelhecimento ativo e saudável é uma prioridade na atuação da Rede Social de Mirandela, nomeadamente porque uma percentagem elevada da população do concelho tem mais de 65 anos, bem como por se tratar de uma faixa etária tradicionalmente mais desprotegida e vulnerável que importa amparar e valorizar.

As sessões são de acesso livre e gratuitas. Consulte aqui a calendarização.