Oliveira de Mirandela integra Memorial pela Paz no Convento de Balsamão

21 Jan '16

Decorreu nos dias 15, 16 e 17 de janeiro, no Convento de Balsamão (Macedo de Cavaleiros), o XVI Encontro Nacional de Agentes Sócio Pastorais das Migrações, organizado pela diocese de Bragança-Miranda, com a participação de mais de um milhar de pessoas.
No âmbito deste encontro, que incidiu também sobre formas de estimular novos itinerários de acompanhamento pastoral e que coincidiu com a celebração do 102.º Dia Mundial do Migrante e Refugiado (17 de janeiro), os organizadores, inspirados pelos jardins nómadas e pelas oliveiras de Mirandela, convidaram a Câmara Municipal a disponibilizar uma oliveira, símbolo da paz, plantada numa carreta, símbolo da mobilidade, para integrar o Memorial da Paz que ali foi construído.
Foi com agrado que a Câmara Municipal de Mirandela se associou a esta iniciativa da diocese de Bragança-Miranda, especialmente numa altura em que somos confrontados com o constante desafio dos fluxos migratórios no espaço intraeuropeu, mas também com migrantes e refugiados de tantas origens extra-Europa, com situações de premência humanitária.