Intervenção na Mata dos Castanheiros

03 Abr '17

A Câmara Municipal está a proceder ao abate de alguns pinheiros na Mata dos Castanheiros, junto ao Bairro S. João, em Mirandela.

Esta intervenção é absolutamente necessária para que se crie uma faixa de proteção relativamente às habitações próximas e ao campo de jogos, de forma a evitar o contacto das pessoas com a processionária-do-pinheiro, mais conhecida como "lagarta-do-pinheiro". As lagartas que têm assolado alguns destes pinheiros possuem pelos urticantes que causam alergias na pele, globo ocular e aparelho respiratório. Estas alergias podem ser muito desagradáveis e ter consequências graves, dependendo da sensibilidade da pessoa atingida.

Em simultâneo, o corte criterioso de pinheiros nesta mata bastante densa também liberta espaço para que os sobreiros ali existentes se possam desenvolver, contribuindo assim para a diversidade das espécies arbóreas deste espaço verde da cidade.