Inaugurada em Mirandela a primeira Unidade de Saúde Familiar do distrito

15 Mar '24

Inaugurada, em Mirandela, a primeira Unidade de Saúde Familiar do distrito. A USF Tua Saúde pretende garantir uma resposta moderna e de proximidade aos seus utentes.

Foi inaugurada esta manhã, no Centro de Saúde de Mirandela I, a Unidade de Saúde Familiar (USF) Tua Saúde. Esta é a primeira USF constituída na área de abrangência da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE), integrando o Departamento de Cuidados de Saúde Primários, e faz parte das 222 novas USF a nível nacional que, atendendo aos índices de desempenho positivos, transitaram para modelo B - o mais avançado nesta área de cuidados.

Com uma equipa constituída por médicos, enfermeiros e assistentes técnicos, a USF Tua Saúde garante uma resposta moderna e de proximidade aos seus utentes, assegurando que todos têm acesso a médico e enfermeiro de família.

No acolhimento ao utente, os profissionais valorizam as boas práticas clínicas e de atendimento em saúde, numa ótica de melhoria contínua dos indicadores associados à saúde e bem-estar de cada pessoa.

Integrado na reforma dos Cuidados de Saúde Primários, este modelo de cuidados pretende dar resposta, com autonomia funcional e técnica, às necessidades em saúde dos utentes, assegurando cuidados atempados e de qualidade à população, valorizando, ao mesmo tempo, o empenho dos profissionais que integram estas equipas, através da atribuição de incentivos remuneratórios pelo seu desempenho.

No âmbito da melhoria contínua da acessibilidade, eficiência e qualidade dos serviços disponibilizados à população, a USF Tua Saúde funciona também aos sábados, no período das 9h às 14h, permitindo, este horário complementar, aumentar a resposta ao nível da consulta programada e de situações de doença aguda, proporcionando aos utentes inscritos na USF Tua Saúde um atendimento de maior proximidade por parte da sua equipa de saúde familiar.

As USF's representam assim um modelo de prestação de cuidados de saúde de proximidade de nova geração, garantindo cuidados acessíveis e contínuos atendendo às necessidades de saúde ao longo da vida de cada pessoa.

Neste sentido e no âmbito da prossecução do objetivo de melhoria contínua dos serviços de saúde disponibilizados à população, a ULS do Nordeste, no âmbito daquela que é a sua missão, promove a articulação permanente entre os diferentes níveis de cuidados, numa ótica de proximidade e de abordagem holística do utente.

A cerimónia contou a presença da Presidente da Autarquia Mirandelense, Júlia Rodrigues, do Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e do Diretor da ULSNE, Carlos Vaz.