Passar para o Conteúdo Principal

new-logo

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Eficiência Energética

Iluminação Pública

De forma gradual, estão a ser substituídas as luminárias de tecnologia convencional por iluminação LED que, além das vantagens da qualidade da luz e para o meio ambiente, estima-se uma redução do consumo energético e respetivos custos em 62,4%.

Esta ação é promovida pela EDP ao abrigo do contrato de concessão de distribuição de energia elétrica de Baixa Tensão celebrado com o Município de Mirandela e, de forma faseada, será estendida a toda a cidade e ao concelho.

Os Led´s são dispositivos semicondutores sólidos, robustos, fiáveis com grande duração e à prova de vibrações que conseguem converter a energia elétrica em luz.

Um Led emite luz num espectro reduzido quando lhe é imposta uma corrente elétrica. A cor da sua luz depende do material semicondutor utilizado no seu fabrico.

A nova fonte de luz que nos é proporcionado pela tecnologia LED, proporciona uma iluminação mais natural e confortável e as cores revelam-se de uma forma mais real. Eleva o aproveitamento de energia aos mais altos níveis.

A sua vida útil supera qualquer tecnologia existente, chegando a durar mais de 50.000 horas e conseguindo um rendimento superior a 80% da sua luz inicial.

O Led é totalmente reciclável dado que no seu fabrico não são utilizadas substâncias nocivas para o meio ambiente.

É uma nova era na produção artificial da luz que, sem dúvida, altera o conceito de iluminação a nível global.

Além disso, existem muitas outras vantagens que fazem deste produto uma inversão interessante e eficaz para alcançar a eficiência energética.

 

Edifícios Municipais

A implementação de medidas de Racionalização e Eficiência Energética está presente nas intervenções da divisão e manifesta-se em várias áreas de atuação desde a iluminação pública aos edifícios Municipais dos quais se elencam as intervenções mais relevantes:

  • Substituição de lâmpadas e projetores, de tecnologia convencional por LED, no auditório do Centro Cultural de Mirandela;
  • Substituição dos projetores, de tecnologia convencional por LED, que iluminam as comportas da ponte açude “Ponte Europa”;
  • Substituição dos projetores de tecnologia convencional - que iluminam o interior da piscina Municipal, por projetores de tecnologia LED. Nesse sentido, é expectável um potencial de poupança de 16.922kWh por ano, que se traduz numa economia de 3.889,60€, representado 74,52% do consumo atual com a iluminação interior do edifício. O retorno do investimento é de 12,1 meses.

 

Remodelação do Repuxo

Em consequência das intempéries dos primeiros meses do ano de 2016, o repuxo do rio Tua sofreu graves danos, o que aliado à sua antiguidade retirou o esplendor que tanto orgulhava os mirandelenses e deslumbrava os visitantes, estão em decurso as obras Reparação e Beneficiação do Repuxo de Mirandela.

Nesta empreitada contemplou a aquisição de uma nova plataforma, uma nova eletrobomba e hidráulica, assim como, um escudo circular para proteção deste equipamento, tudo em aço inoxidável AISI 304L, assim como, variador de frequência, iluminação LED, bateria de condensadores - para redução do consumo energético.

No que concerne à eficiência energética foram instalados 3 tipos de equipamentos:

Bateria de Condensadores

Numa instalação devidamente corrigida, o utilizador paga apenas a energia que efetivamente utiliza. Por exemplo: Numa instalação com o Cos φ = 0,7 indutivo, apenas 70 % da potência fornecida pelo transformador do P.T. é utilizada para produzir trabalho útil, enquanto o restante é energia reativa solicitada pela máquina para criar campos eletromagnéticos. Com a carga perfeitamente corrigida Cos φ = 1, portanto com a energia reativa fornecida por condensadores, o transformador pode fornecer até cerca de 98 % da sua potência. A instalação de condensadores permite também outros benefícios:

  • Redução do valor da fatura de eletricidade, em alguns casos considerável, permitindo a amortização do valor do equipamento de correção em menos de 1 ano;
  • Redução das perdas de energia por efeito de Joule (aquecimento nos cabos);
  • Maior disponibilidade de potência e menor aquecimento do transformador;
  • Redução das intervenções intempestivas do limitador de intensidade, as quais interrompem o ciclo produtivo.

Iluminação LED

Foram instalados novos projetores com recurso à tecnologia LED, de construção em aço inoxidável AISI 304L. Em cada projetor foi prevista a instalação de 6 lâmpadas de led de alto rendimento 15 W, de cor branca, num total de 54 lâmpadas (810W), incluindo drivers e acessórios de ligação. A utilização de iluminação LED resulta numa maior economia, cerca de 90% do consumo em relação à iluminação tradicional (9000W), traduzindo-se igualmente em custos de manutenção muito mais reduzidos.

Variador de Frequência

O variador de frequência permite o controlo e alimentação da eletrobomba submersível de forma suave e em função do vento que se faz sentir no espelho de água. Para além disso, a instalação adquire uma maior modernidade e eficiência energética, permitindo ainda uma poupança a nível da manutenção.

ÁREA DE MUNÍCIPE

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

Título do Grupo
Tamanho max. do ficheiro: 5 Mb

Termos de Aceitação

A submissão deste formulário implica os consentimentos infra e a aceitação dos nossos termos e condições no que diz respeito a dados pessoais. Os dados recolhidos serão objeto de tratamento interno, não sendo cedidos para terceiros para além das obrigações legais. Os dados serão armazenados de forma segura durante 10 anos após finalização de tratamento. Caso deseje entrar em contato deve enviar email para: email@example.com

A submeter o formulário. Por favor aguarde.

CONTACTOS

Câmara Municipal de Mirandela
Praça do Município
5370-288 Mirandela

Telefone 278 200 200
Fax 278 265 753
E-mail geral@cm-mirandela.pt

Linha Verde e Proteção Civil: 800 205 791
Registo de Queima de Amontoados
CANAL DE DENÚNCIAS