Passar para o Conteúdo Principal

new-logo

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

O Patrono

imagem

Armindo Teixeira Lopes nasceu em Abreiro, uma aldeia do concelho de Mirandela, em 1905 e morreu em 1976. Foi casado com D. Ofélia do Patrocínio de quem teve três filhos, uma rapariga e dois rapazes, os pintores Hilário Teixeira Lopes e Gil Teixeira Lopes. Armindo Teixeira Lopes foi um autodidata.

Possuía a instrução primária mas isso não o impediu de ampliar os seus conhecimentos em vários campos: geografia, biologia, química, literatura e francês.

Foi pintor, desenhador e poeta:

Foi funcionário público de 1935 a 1948 em Mirandela e de 1948 a 1965 em Lisboa no Tribunal de Recursos e Avaliações;

Exerceu atividade artística em Belo Horizonte, no Brasil, durante alguns anos, decorando palacetes e casas de senhores abastados;

Em 1967 parte para Luanda/Angola, com uma bolsa do IICA (Instituto de Investigação Científica de Angola);

Em 1968 esteve em Moçambique;

Em 1972 volta para Lisboa;

Como pintor, relata a paisagem urbana, Lisboa antiga e outras terras (Tomar, Porto, Silves, Tavira, etc.). Usa cores quentes (vermelhos, laranjas, ocres, amarelos, castanho claro), geometricamente bem estudadas, talvez influências dos trópicos (Brasil e Angola).

 

Os filhos Hilário e Gil, também pintores, foram para ele os seus mestres, segundo dizia. No seu conceito “arte era tudo aquilo que um espírito sensível cria, onde possa encontrar-se beleza, ou que, de qualquer modo, possa transmitir os sentimentos e estados d’alma do homem, não só singular mas também coletivamente”.

Está representado em diversos museus e galerias, bem como em coleções nacionais e estrangeiras, nomeadamente nos USA, Canadá, França, Inglaterra, Brasil, Turquia e África do Sul.

ÁREA DE MUNÍCIPE

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

Este formulário já chegou ao limite de respostas.

CONTACTOS

Câmara Municipal de Mirandela
Praça do Município
5370-288 Mirandela

Telefone 278 200 200
Fax 278 265 753
E-mail geral@cm-mirandela.pt

Linha Verde e Proteção Civil: 800 205 791
Registo de Queima de Amontoados
CANAL DE DENÚNCIAS