Bandeira Azul renovada pelo terceiro ano consecutivo

30 Abr '21

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) anunciou ontem a renovação da atribuição do Galardão Bandeira Azul da Praia Arq. Albino Mendo (Zona Verde), em Mirandela.

Símbolo de qualidade ambiental e desenvolvimento sustentável, a Bandeira Azul é uma aposta que a Câmara Municipal de Mirandela tem vindo a ganhar consecutivamente desde 2019.

Este ano, a grande novidade neste espaço de lazer mirandelense, que tem conquistado visitantes de vários pontos do país, passa pela criação de condições de acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida, quer no acesso à praia, quer no acesso à água.

A atribuição deste galardão, que continua a merecer o reconhecimento nacional e internacional, atesta a qualidade da água da praia fluvial Arq. Albino Mendo, das suas infraestruturas de apoio e das ações de informação e educação ambiental realizadas, representando, assim, o cumprimento de um vasto conjunto de critérios de natureza ambiental, segurança e conforto dos utilizadores da praia. A recandidatura elaborada pela Câmara Municipal teve como objetivo valorizar o património natural e a promoção turística do concelho.

Para continuar a acompanhar da crescente procura turística no interior do país, a autarquia tem em execução o seguimento do projeto de requalificação das áreas balneares de Quintas (Vale de Gouvinhas) e de Vale de Juncal (Abambres). Também o espaço ribeirinho de Miradeses (Vale de Salgueiro) será intervencionado, como o açude aí existente, sendo este investimento feito em parceira com o Município de Valpaços.

Em processo de designação como zonas balneares, já submetido pela Câmara Municipal à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a qualidade das águas balneares da aldeia de Frechas e da Ponte da Pedra (Torre de Dona Chama) encontram-se em monitorização, sendo exigido, pela APA, um histórico positivo de análises durante um período mínimo de 3 anos. Para estes dois locais encontra-se aprovado um investimento de cerca de 550 mil euros, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) a 80%, que engloba ainda um Parque de Autocaravanas na cidade e a criação de uma pista de pesca desportiva.

A época balnear de 2021 em Mirandela tem data marcada de arranque a 1 de julho e término a 12 de setembro.