Dislexia é tema de debate em Mirandela

31 Out '19

Durante o dia de 26 de outubro, no Auditório Municipal do Centro cultural, decorreu um seminário que aborda o tema dislexia.

De acordo com a Associação Internacional de Dislexia, a Dislexia é uma dificuldade específica da aprendizagem, com origem neurológica, caracterizada por dificuldades no reconhecimento adequado das palavras, por um discurso pobre e dificuldades de descodificação, resultantes de um défice na componente fonológica da linguagem, muitas vezes surpreendente, quando comparado com as capacidades cognitivas e com as aprendizagens em outras áreas.

Destinado a pais, encarregados de educação, professores, educadores, psicólogos, terapeutas da fala e comunidade em geral, este seminário, promovido pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Mirandela e com o apoio do Município, pretende apresentar os resultados dos recentes estudos sobre a Neurociência Ciência da Leitura e aprofundar conhecimentos sobre o método fonomímico Paula Teles, professora, investigadora e psicóloga educacional, que marca presença nesta iniciativa.