Município de Mirandela junta-se à criação do Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal

22 Mar '24

A Câmara Municipal de Mirandela, em parceria com os Municúpios de Alijó, Braga, Cabeceiras de Basto, Freixo de Espada à Cinta, Murça, Póvoa de Lanhoso, Ribeira de Pena, Torre de Moncorvo, Vieira do Minho, Vila Flor, Vila Pouca de Aguiar, Turismo Porto e Norte e a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, celebraram na passada quarta-feira, dia 20 de março, na Igreja românica de Fontarcada (Póvoa de Lanhoso), um Protocolo de Cooperação com vista à criação do Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal.

Caminho- Mirandela

Este novo Caminho de Santiago, o segundo a ser implementado no território de Mirandela, homenageia a viagem empreendida pelo barão Leon de Rosmithal desde a República Checa até Santiago de Compostela, isto em 1465 e 1466. A passagem por Abreiro encontra-se registada no Diário de Viagem deste nobre ao longo de quatro páginas, onde é descrito, com enorme fascínio, o clima, a paisagem, o relevo, a fauna e a flora.

O Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal tem a extensão de 240 quilómetros, percorrendo 8,5 quilómetros do concelho de Mirandela, desde a ponte de Abreiro até ao ponto conhecido por 4 Caminhos, depois de Milhais, em direção a Monfebres.

Mais informações sobre este Caminho podem ser consultadas através deste link: https://www.povoadelanhoso.pt/caminho-portugues-santiago.../