Festival Gastronómico do Rancho juntou milhares de apreciadores deste prato típio do concelho de Mirandela

04 Fev '24

O Mercado Municipal acolheu aproximadamente cerca de 3 mil pessoas para degustar o famoso Rancho de Mirandela, confecionado por 33 restaurantes do concelho.

Promovido pela Câmara Municipal de Mirandela e com o apoio da Associação Comercial e Industrial, este certame contou igualmente com diversos produtores de vinho, padarias, expositores de artesanato e animação musical. Integrado na estratégia de promoção turística e gastronómica do concelho, este evento juntou visitantes de vários pontos do país.

A edição de 2024 contou com o primeiro concurso para eleger o melhor Rancho deste festival. Através do modelo de provas-cegas, um painel de jurados, composto por elementos da Confraria de Gastrónomos e Enófilos de Trás-os-Montes e Alto Douro, da Câmara Municipal de Mirandela, da Escola Profissional de Agricultura de Carvalhais, da Associação Comercial e Industrial de Mirandela e um jornalista gastronómico do Público, elegeu o Rancho do "Restaurante O Távora" como o melhor rancho. A organização deste concurso encontra-se recetiva a sugestões de melhorias.