Câmara de Mirandela garante insvestimentos de 2,4 milhões de euros do Fundo Ambiental

05 Fev '24

A Câmara Municipal de Mirandela, através da celebração de um protocolo com o Fundo Ambiental, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, I.P., no âmbito das ações do Roteiro das Terras de Miranda, Sabor e Tua, garantiu mais uma série de investimentos estruturais no concelho.

Através de diversas candidatura ao principal instrumento de financiamento da política do ambiente e da ação climática em Portugal, que é o Fundo Ambiental, o investimento captado, totalizado em cerca de 2,4 milhões de euros, permitirá a criação de um Centro Intermunicipal de Recolha e Tratamento de Resíduos de Construção e Demolição, o reordenamento dos Transportes Coletivos Urbanos, a execução de uma conduta de abastecimento de água a Cedães, Cedaínhos e Vale de Asnes, o reforço da rede pública de bicicletas e scooters elétricas no perímetro urbano e a criação de um Centro de Tratamento de Biomassa (resíduos verdes).

No ano de 2023, a autarquia reforçou a sua frota automóvel com quatro viaturas ligeiras elétricas e uma viatura pesada de limpeza e desobstrução de coletores. Um investimento total de 700 mil euros através desta entidade intermediária do Plano de Recuperação e Resiliência em matéria de ação climática.