Segunda fase de investimento no Regadio de Contins arranca nas próximas semanas

12 Jan '24

Promovido pela Câmara Municipal, em articulação com a Junta de Regantes de Contins, a segunda fase do projeto de reabilitação e modernização do regadio de Contins permitirá concluir a captação, elevação e pressurização da água que servirá para a rega de 41 hectares de culturas hortícolas em Contins – Carvalhais.

Para além das culturas hortícolas tradicionais, como são exemplo a couve-penca, a cebola, os alhos e alfaces, desenvolvem-se ainda nestes terrenos importantes produções viveiristas de cebolo, pimento, tomate, alho francês, couves e outras espécies de replantação, para venda direta nos mercados, não só local, como também da região Duriense, Terra Fria Transmontana e Planalto Mirandês.

Financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020), a globalidade do projeto, que servirá 44 produtores, terá um custo total de 540 mil euros.

O auto de consignação da segunda fase desta empreitada, com um custo aproximado de 213 mil euros e um prazo de execução de 120 dias, foi assinado, esta manhã, no Paço dos Távoras, pela Presidente da Câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues.