Serra de Santa Comba veste-se com 800 novas árvores autóctones

17 Jan '24

Durante a primeira de semana de janeiro, a Serra de Santa Comba, na sua vertente da freguesia de Lamas de Orelhão, acolheu uma ação de plantação de 800 árvores de espécies autóctones - Salgueiros, Amieiros e Medronheiros.

O principal objetivo desta plantação, ao longo de uma linha de água, além da regulação dos caudais e proteção contra a erosão dos solos, é a criação de uma barreira de contenção de propagação do fogo com espécies folhosas resistentes.

Promovida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), esta ação de reflorestação contou com o apoio das equipas de Sapadores Florestais do Município e da Junta de Freguesia de Mirandela e dos Bombeiros Sapadores Florestais do ICNF.