Concerto da Orquestra Energia Mirandela “invade” salas de aulas por todo o país

18 Fev '22

Durante a tarde de hoje, a Escola Básica Luciano Cordeiro foi palco de um concerto virtual, interpretado pela Orquestra Energia de Mirandela. Inserida no projeto “O Artista vai à Escola” do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), da Direção-Geral da Educação, esta ação permitiu dar a conhecer o trabalho desenvolvido por este grupo de jovens a cerca de 150 turmas do 1.º ciclo de todo o país, por intermédio de uma plataforma de videoconferência.

A Orquestra Energia é um projeto da Autarquia de Mirandela em parceria com a ESPROARTE, atualmente sob a tutela do Agrupamento de Escolas de Mirandela, que promove a inclusão social de crianças e jovens através da música e da dança, permitindo a reintegração em ambiente escolar que se encontram em maior vulnerabilidade educativa e social, funcionando como estratégia de apoio à sua integração.

Assente numa política educativa de valorização da cultura e das artes contextualizada na Organização Curricular, intervindo, implementando e acompanhando os docentes, os alunos e a comunidade nas diferentes áreas artísticas, o PEEA em Mirandela surge de um protocolo de cooperação entre a Direção-geral da Educação e a Câmara Municipal, celebrado em junho de 2021.