Divulgação do Dia Mundial do Cancro

03 Fev '22

O Dia Mundial do Cancro é uma iniciativa mundial liderada pela União Internacional de Controlo do Cancro (UICC) que se comemora a 4 de fevereiro.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), enquanto Full Member da UICC desde 1983, assinala anualmente esta data.

A incidência do cancro tende a aumentar em todo o mundo, morrendo anualmente cerca de 10 milhões de pessoas, o equivalente à população de Portugal. As estimativas indicam que, se nada for feito, em 2030 as mortes por cancro atinjam 13 milhões de pessoas. No entanto, mais de um terço dos casos de cancro pode ser evitado, enquanto outro terço pode ser controlado, se detetado precocemente e tratado adequadamente.

É, neste contexto, que a UICC definiu para o triénio 2022-2024 o tema Close the Care Gap - Por cuidados mais justos, através do qual se pretende assinalar a importância do acesso à prevenção, ao diagnóstico precoce, ao tratamento e aos serviços de apoio, assim como informação cientificamente validada sobre o cancro.
Para que o impacto do Dia Mundial do Cancro seja cada vez mais expressivo, a LPCC convidou o Município de Mirandela a juntar-se a esta iniciativa, nomeadamente através da partilha nas redes sociais, das mensagens oficiais que estão disponíveis no seguinte endereço web: https://www.ligacontracancro.pt/dmc/

A LPCC dispõe uma linha de apoio à pessoa com cancro, familiares e cuidadores. Está disponível através do número 808 255 255, todos os dias úteis das 9h às 18h, ou através do endereço electrónico: linhacancro@ligacontracancro.pt
Juntos criamos a mudança! 💚