Município de Mirandela mantém ativas linhas de apoio psicológico e a vítimas de violência doméstica

02 Fev '21

A pandemia causada pelo vírus Sars-Cov-2 provocou alterações profundas no quotidiano familiar e laboral. A promoção de uma saúde psicológica positiva e do encaminhamento de situações de crise nas esferas da saúde mental e psicossocial continua a ser, para a autarquia
mirandelense, uma das prioridades no apoio à população.

Apoio a Vítimas de Violência Doméstica

Para fazer frente ao risco acrescido de violência doméstica no contexto do isolamento necessário para a contenção da Covid-19, a Câmara Municipal de Mirandela, através do Gabinete de Inserção e Apoio à Vítima (GIAV), mantém ativa uma linha telefónica de atendimento (910 643 207), disponível 24 horas por dia, e atendimentos presenciais todas as sextas-feiras (por marcação prévia).

Desde a data da sua criação, em julho de 2018, o GIAV trabalhou e acompanhou 23 situações de apoio à vítima, além do apoio prestado a entidades que trabalham com estes casos em áreas como a segurança, saúde, justiça, entre outros.

Linha de Apoio Psicológico – Estamos Ligados

Criada especificamente em tempos de pandemia, a iniciativa “Estamos Ligados” da Matiz – Associação para a Promoção da Saúde Mental – com o apoio da Câmara Municipal de Mirandela, tem vindo a apoiar pessoas do concelho de Mirandela que necessitem de ajuda em
relação a sentimentos de angústia, medo, insegurança, solidão ou ansiedade, face à situação de fragilidade psicológica decorrente do momento particular que a sociedade vive.

Disponível de segunda a sábado entre as 14:00h e as 18:00h, a equipa constituída por um conjunto de psicólogos voluntários está ao dispor dos munícipes através do contacto telefónico 910 516 237, quer seja através de um telefonema ou sms.

Entre março a maio de 2020 este serviço local deu resposta a cerca de 20 atendimentos telefónicos.

A nível nacional, o Serviço Nacional de Saúde possui também uma Linha de Aconselhamento Psicológico integrada na linha telefónica do SNS 24, através do 808 24 24 24, com o objetivo de dar apoio às preocupações e desafios psicológicos dos utentes e profissionais de saúde.