
Identificado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, no âmbito do trabalho realizado por uma equipa específica e de avaliação técnica sobre movimentos de vertente/taludes públicos no concelho de Mirandela, a Câmara Municipal de Mirandela, através de uma empresa especializada, vai efetuar a intervenção necessária para a estabilização de uma vertente na Estrada Municipal 603, que estabelece a ligação entre Santa Comba da Vilariça (Vila Flor) e a aldeia do Cachão (Mirandela).
Considerado prioritário e após conclusão do estudo geotécnico e de todo o procedimento legal e contratual, a Câmara Municipal de Mirandela, pelo seu Vice-presidente, Orlando Pires, assinou esta manhã, no Paço dos Távoras, o auto de consignação desta obra.
A primeira fase destes trabalhos terá um custo total de cerca de 127 mil euros, suportados na íntegra pela Câmara Municipal de Mirandela.
Com um prazo de execução de 45 dias, a empreitada prevê a remoção controlada de blocos rochosos com ajuda de maquinaria pesada e/ou recurso a explosivos, tornando assim possível a reabertura deste troço da Estrada Municipal 603.
O corte desta estrada deveu-se ao perigo de queda de blocos potenciado pela erosão superficial, ação sísmica ou vibrações induzidas pelo terreno, variações sazonais da temperatura e erosão hídrica.