Documentário “Novíssimas Cartas Portuguesas” apresentado no Centro Cultural

18 Abr '24

A Câmara Municipal de Mirandela, através do seu  Serviço Educativo, apresentou, na passada quinta-feira,18 de abril, o documentário “Novíssimas Cartas Portuguesas” de Irina Pampim, que contou também com a presença da autora Maria Marujo.

Com o olhar no século XXI, este  documentário recorda os tempos da ditadura, ao mesmo tempo em que questiona a evolução dos papéis do género até os dias atuais, destacando as dificuldades que as mulheres enfrentaram na época, incluindo disparidades salariais entre os sexos e a luta pela legalização do aborto.

Ele também traça uma analogia entre os desafios enfrentados antes, durante e após a Revolução de 25 de Abril, oferecendo um olhar penetrante sobre as barreiras enfrentadas pelas mulheres, muitas das quais eram e ainda são moldadas pelo machismo arraigado.

O evento contou ainda com a participação da artista e escritora Maria Marújo, natural de Mirandela, que aproveitou o momento, ao lado da produtora Irina Pampim para falar sobre as suas experiências como artistas mulheres e feministas e responder ainda a perguntas do público.

Integrados nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o evento serviu como um lembrete da importância contínua da luta pelos direitos das mulheres.