Mirandela vai ter um Polo de Inovação Agrícola

26 Nov '21

No passado dia 26 de novembro, o Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, visitou a Quinta do Valongo e reuniu com entidades do setor agrícola regional.

O polo de Mirandela, localizado na Quinta do Valongo, será vocacionado para o estudo, investigação, inovação e promoção da olivicultura e dos frutos secos. Integrado na Agenda de Inovação “Terra Futura”, está previsto o seu arranque no início do próximo ano. As verbas serão disponibilizadas a partir do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), entidade gestora da Quinta do Valongo, tem como parceira, entre outras entidades, a Câmara Municipal de Mirandela no processo de submissão de uma candidatura a fundos comunitários, cujo o investimento, ao nível da requalificação de infraestruturas laboratoriais e do assento de lavoura, rondará os 1,1 milhões de euros.

De elevada importância para o território transmontano, este projeto pretende apoiar e dar repostas técnicas aos produtores e associações do concelho.