Alheira de Mirandela em destaque

04 Fev '16
Terminou no passado domingo mais uma edição da Feira da Alheira de Mirandela na cidade do Porto.

Foram 25 os expositores que ao longo de três dias levaram ao edifício da Alfândega as melhores referências de Mirandela. A par das atuações do Grupo Chama Musical e do Rancho Folclórico de S. Tiago, as criativas provas, degustações e showcookings complementaram o programa do evento em que a alheira esteve em destaque.

Depois de um ano marcado por algumas dificuldades para a fileira da alheira, como foi o de 2015, este evento veio publicamente dar ânimo aos produtores que com orgulho expuseram o seu produto com ótimos resultados comerciais e ao nível da promoção.

Para os mirandelenses, além de um período de recuperação económica e de imagem, esta é também uma ocasião de celebração com a atribuição da Identificação Geográfica Protegida (IGP) à Alheira de Mirandela, tornando-a num produto único e de um só território.

Em simultâneo, no dia 4 de fevereiro, foi debatido na Assembleia da República o projeto de resolução proposto pelos deputados Adão Silva e José Silvano, que coloca em discussão um conjunto de medidas de apoio à alheira, nomeadamente a criação de apoios financeiros nacionais e comunitários, incentivos fiscais e no âmbito da segurança social aos produtores de alheiras e recomendação ao Governo que dinamize as medidas necessárias para a promoção e valorização da alheira.