Estátuas Vivas retratam Traulitânia

09 Fev '20

A 9 de fevereiro de 1919, Mirandela foi palco de uma batalha épica entre a Resistência Republicana e os Monárquicos do Norte.

O Município de Mirandela assinalou a data através de Estátuas Vivas, que deram a conhecer, a quem passou pelas imediações da Ponte Velha, os acontecimentos históricos ocorridos há 101 anos, onde revoltosos monárquicos invadiram Trás-os-Montes e proclamaram a restauração da monarquia, dando início a uma guerra civil.

Este movimento, conhecido como "O Reino da Traulitânia", refere-se à violência infligida pelos trabalhistas monárquicos que lançaram 235 granadas sobre Mirandela, destruindo grande parte dos edifícios próximos da ponte e causando perdas de vidas humanas.

Num ato de coragem e de lealdade, vários soldados e populares, em defesa da República, combateram o avanço dos monárquicos, ditando assim o fim da invasão.

A Mirandela foi concedida a medalha de Torre Espada, de Valor, Lealdade e Mérito, que é parte integrante do brasão da cidade, pela tenaz resistência que demonstrou a 9 de fevereiro 1919.