Concelho regista menos 10 incêndios rurais face a 2018

09 Jan '20

No ano de 2019 o período crítico de incêndios iniciou-se em 1 julho, prevendo-se a sua duração até 30 de Setembro, mas devido às condições meteorológicas foi prolongado até 10 de Outubro. Foi um ano com condições adversas e propícias à ocorrência de incêndios rurais tendo-se registado 47 ocorrências, menos 10 do que no ano de 2018.
No total, contabilizou-se uma área ardida de 179,43 hectares que perfaz uma percentagem de apenas 0,27% da área do Concelho, tendo ardido sobretudo matos.
Das ocorrências registadas, 15 foram falsos alarmes e apenas dois foram considerados incêndios de maiores dimensões, com área superior a 10 hectares.
Os aviões de combate a incêndios; a gestão de combustível ao longo da Rede Rodoviária de Proteção e Socorro; a máquina buldózer em permanência durante o período crítico; a sensibilização da população; as Faixas de Gestão de Combustível de 50 metros e de 100 metros; a atuação das equipas de GIPS da GNR, em permanência no Concelho; a intervenção dos Sapadores Florestais que executaram a vigilância e a primeira intervenção, constituíram-se como fatores que influenciaram significativamente as caraterísticas dos incêndios, reduzindo o número de incêndios e de área ardida, bem como a sua dimensão.