Igreja de Avantos recebe obras de beneficiação

05 Nov '15

Prosseguem as intervenções no património religioso do concelho de Mirandela ao abrigo das medidas de compensação do Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua que possibilitaram à Câmara Municipal de Mirandela decidir a aplicação da verba disponibilizada.

A Câmara Municipal identificou as igrejas de Abambres, Avantos e Guide como pontos prioritários de intervenção, quer pelas condições degradadas que apresentavam, quer por serem monumentos classificados pelo IGESPAR, condição fundamental para a execução das intervenções no âmbito do Projeto de Valorização do Património Cultural do Vale do Tua.

Depois de praticamente finalizada a recuperação da Igreja de Guide, está agora a ser intervencionada a bonita igreja da aldeia de Avantos a que se seguirá a Igreja de S. Tomé, em Abambres. A recuperação do património religioso é uma prioridade para a Câmara Municipal de Mirandela que reconhece a importância de proteger a identidade de cada localidade através da preservação das suas referências culturais e religiosas.