
“𝐂𝐨𝐧𝐝𝐨𝐦í𝐧𝐢𝐨 𝐝𝐞 𝐀𝐥𝐝𝐞𝐢𝐚” 𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚 𝐞 𝐬𝐞𝐧𝐬𝐢𝐛𝐢𝐥𝐢𝐳𝐚 𝐩𝐨𝐩𝐮𝐥𝐚çã𝐨 𝐝𝐞 𝐒𝐨𝐮𝐭𝐢𝐥𝐡𝐚 𝐞 𝐕𝐢𝐥𝐚 𝐕𝐞𝐫𝐝𝐢𝐧𝐡𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚 𝐢𝐦𝐩𝐨𝐫𝐭â𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐝𝐚𝐬 𝐦𝐞𝐝𝐢𝐝𝐚𝐬 𝐩𝐫𝐞𝐯𝐞𝐧𝐭𝐢𝐯𝐚𝐬 𝐞 𝐝𝐞 𝐩𝐫𝐨𝐭𝐞çã𝐨 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐚 𝐢𝐧𝐜ê𝐧𝐝𝐢𝐨𝐬 𝐫𝐮𝐫𝐚𝐢𝐬 🌳🔥
O “Condomínio de Aldeia” surge como uma medida de proteção às aldeias localizadas em territórios vulneráveis contra os incêndios rurais. Tem como objetivo atuar nas áreas de matos e floresta na envolvente destas áreas edificadas, através de ações que alterem a ocupação e uso do solo para outros usos, incluindo agrícolas, silvopastoris ou de recreio e lazer, contribuindo para a resiliência das comunidades, fomentando a economia local e a biodiversidade.
Com uma dotação de 83 mil euros, o programa “Condomínio de Aldeia” surge de uma candidatura submetida, no início de 2023, pela Câmara de Mirandela, ao Programa de Apoio às Aldeias em Territórios de Floresta, financiado pelo Fundo Ambiental.
A iniciativa inserida na programação da Semana da Água, Árvore e Floresta juntou técnicos da autarquia, elementos do ICNF e da GNR.