Autarquia reforça investimento no alargamento da rede de saneamento

04 Janeiro 2023

Auto de consignação da empreitada no Bairro da Ruiva em Mirandela foi assinado esta manhã no Paço dos Távoras.
De extrema importância para salubridade das habitações e da população do Bairro da Ruiva, a Câmara Municipal de Mirandela continua o investimento de proximidade na área do saneamento básico. Com um prazo de execução de 180 dias, a obra terá um custo total de cerca de 189 mil euros.

Atualmente, A Câmara Municipal de Mirandela tem aprovadas 22 candidaturas a fundos comunitários com vista à resolução de problemas de qualidade da água de abastecimento e de poluição urbana de massas de água, bem como para fecho de sistemas de saneamento de águas residuais.
Estruturado em 2020, o projeto de reaproveitamento de recursos hídricos do concelho, assentes no Plano de Beneficiação da Rede Hidrográfica e de Linhas de Água, visa dar uma maior e melhor resposta à situação de seca extrema que assola a região e o país.
Para além da promoção do aumento da qualidade de vida e da salubridade da população do concelho, o setor agrícola também beneficiará deste investimento com um custo total de 6.628.979,97€.

Conheça a estratégia de investimentos no concelho de Mirandela

POSEUR - PROGRAMA OPERACIONAL SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS

Operações para resolução de problemas de qualidade da água de abastecimento e de poluição urbana de massas de água, bem como para fecho de sistemas de saneamento de águas.

• Rede de Drenagem de Águas Residuais e ETAR na aldeia de Passos
• Rede de Drenagem de Águas Residuais e ETAR na aldeia de Vale de Maior
• Rede de Drenagem de Águas Residuais na aldeia de Bronceda
• Execução de ETAR em Rego de Vide
• Rede de Drenagem de Águas Residuais no Bairro da Ruiva (Mirandela)
• Rede de Abastecimento e Drenagem de Águas residuais no caminho entre S. Pedro de Vale do Conde e Marmelos
• Construção de Estações Elevatórias de Águas Residuais - Rua do Retiro e Rua das Fragas (Mirandela)
• Rede de Drenagem de Águas Residuais no Bairro do Entroncamento da Bela Vista (Lamas de Orelhão)
• Fornecimento de viatura pesada com equipamento combinado de limpeza e desobstrução de coletores
• Eficiência Hídrica do Sistema de Abastecimento de Água de Mirandela

POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
Roteiro para o Desenvolvimento Sustentável e Integrado das Terras de Miranda, Sabor e Tua.

• Requalificação dos espaços verdes na cidade de Mirandela

REACT-EU - Recovery Assistance for Cohesion and the Territories of Europe (Assistência de Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa)
Plano de beneficiação da rede hidrográfica e de linhas de água

• Valorização do rio Tuela e suas margens (Vale de Juncal)