Melhoramentos na Rede de Abastecimento de Água e Arruamentos em Mascarenhas em fase de conclusão

02 Dezembro 2021

A empreitada compreende a remodelação da rede de distribuição de água, com a renovação de 26 ramais domiciliários, assim como a substituição das condutas adutoras de transporte de água que abastecem a aldeia de Mascarenhas. Um investimento de cerca de 66 mil euros por parte da Câmara Municipal de Mirandela e que vai favorecer cerca de 100 habitantes. A obra contempla ainda a melhoria dos arruamentos centrais da sede desta freguesia.

Em outubro deste ano, a autarquia já havia procedido a trabalhos de beneficiação na Estação de Tratamento de Águas para Consumo Humano - ETA de Guribanes -, que serve as populações de Mascarenhas, Guribanes, Valbom dos Figos e Vale Pereiro. Com um custo de 16 mil euros, esta intervenção contou com o melhoramento na eficácia das etapas de tratamento, nomeadamente no sistema de filtragem, e na instalação de um sistema de monitorização de qualidade da água que serve estas populações.

Previstas para o mês de dezembro deste ano, estão ainda agendadas as habituais ações de limpeza e desinfeção dos reservatórios de todo concelho, afetos à gestão pela Câmara Municipal.

Para a autarquia de Mirandela, estes investimentos, considerados de extrema importância, permitem que toda a população abrangida disponha de água para consumo humano com níveis de qualidade homogéneos.