Informação | Esvaziamento da albufeira da cidade de Mirandela

22 Outubro 2021

O Município de Mirandela vai proceder ao esvaziamento da albufeira do Açude Ponte de Mirandela entre os dias 25 de outubro e 05 de novembro de 2021. Com tal ação, torna-se necessário prevenir a população para a subida do nível das águas do rio e consequente esvaziamento, salvaguardando a segurança de pessoas, animais e bens a jusante da cidade, nomeadamente nas freguesias de Abreiro, Frechas, Mirandela, São Salvador e na União de Freguesias de Barcel, Marmelos e Valverde da Gestosa.

📌Este procedimento tem como objetivo :

- Implementação de medidas minimizadoras do impacte do esvaziamento nas populações piscícolas (IPB - Instituto Politécnico de Bragança);
- Remoção de possíveis resíduos sólidos depositados no leito do rio;
- Efetuar o levantamento topográfico do leito do rio;
- Verificar o estado de conservação de estruturas submersas, com especial enfoque nos pilares das pontes;
- Intervenção numa turbina de aproveitamento hidroelétrico na Ponte Europa;
- Colocação de iluminação LED no repuxo.