Município de Mirandela torna-se embaixador pela saúde mental

16 Julho 2021

Projeto "FORA DA CAIXA: (RE)Pensar a Saúde Mental" é promovido pela Matiz- Associação para a Promoção da Saúde Mental e conta com a participação da autarquia mirandelense.
Apresentado esta manhã no Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes, o Projeto "FORA DA CAIXA: (RE)Pensar a Saúde Mental insere-se no Programa Nacional para a Saúde Mental, cofinanciado pela Direção Geral da Saúde, e é uma iniciativa pioneira no distrito de Bragança.
Este projeto, dirige-se à população em geral do Distrito de Bragança e tem como objetivos desenvolver 12 ações de sensibilização que promovam um aumento de conhecimentos em matérias de saúde mental (literacia em saúde mental) junto de cada um dos municípios que o integrem.
Também pretende promover o combate ao estigma e consequentes processos de discriminação nestes domínios, considerado como um dos principais obstáculos relativos ao acesso ajustado e atempado a cuidados de saúde especializados e consequentes fenómenos de exclusão social associados.
Para além destas ações, serão dinamizadas três ações de formação de técnicos das redes sociais do tecido regional, que promovam a sua capacitação para melhor intervir nestas matérias. Este projeto, assume particular relevo considerando o atual contexto pandémico, onde as evidências nos têm mostrado enormes consequências em termos de saúde mental da população e a necessidade de intervir de uma forma integrada nestes domínios.
A sessão de apresentação contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Mirandela, Júlia Rodrigues, da vereadora do pelouro da saúde, Vera Preto, do diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental, Miguel Xavier e de representantes dos municípios do distrito de Bragança, aderentes a esta iniciativa.