Distinção de Município de Excelência para Viver em Igualdade entregue a Mirandela

23 Out '20

Júlia Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Mirandela recebeu a distinção na cerimónia de entrega do do Prémio "Viver em Igualdade 2020", realizada esta sexta feira, 23 de outubro, em São João da Madeira.

Este Prémio destina-se a distinguir Municípios com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização ou funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas.

A instituição do dia 24 de outubro como o Dia Municipal para a Igualdade, a capacitação técnica da Rede Social na área da violência doméstica e violência doméstica contra idosos, a criação do Gabinete de Inserção de Apoio à Vítima de Violência Doméstica e a implementação de medidas de apoio à população mais desfavorecida, como o Programa Rede de Medicamentos Solidário, foram fatores que influenciaram esta distinção.

No sentido de promover as melhorias habitacionais, a autarquia apostou em medidas como a elaboração do Regulamento para atribuição de Habitações Sociais, bem como o início do processo de Estratégia Local da Habitação. Foi ainda criado o Balcão da Inclusão e ao nível da promoção da cidadania dinamizou o Voluntariado como é exemplo o programa Voluntariado em Gestos Concretos.

De realçar ainda as medidas excecionais implementadas pela Câmara Municipal às famílias no âmbito da pandemia COVID-19, nomeadamente: criação de rede de distribuição de bens essenciais (Kit´s de alimentos), comparticipação nas despesas de medicamentos, fornecimento de refeições a alunos carenciados, acompanhamento de proximidade da população idosa, criação da linha de apoio psicológico, entrega de manuais e material escolar, disponibilização de um fundo de apoio à área da educação, através da aquisição de material informático e dinamização e operacionalização do voluntariado.