19 Set '20

A Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana tem, ao longo dos dois últimos anos, procurado fornecer uma resposta local articulada, ao nível das necessidades de acolhimento e integração da população imigrante. Como tal, foi desenvolvido através da implementação do projeto “Plano Intermunicipal para a Integração de Migrantes da Terra Quente Transmontana”, nos concelhos de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor um diagnóstico para caracterização das necessidades identificadas pelas diversas instituições parceiras destes municípios e pelas próprias comunidades migrantes, numa metodologia de trabalho participativa e de responsabilidade.

Deste diagnóstico resultou um plano de ação com medidas de atuação a vários níveis, de entre as quais se destacam: ações de formação para a comunidade migrante, ações de formação para a capacitação dos técnicos municipais e a elaboração de materiais de sensibilização e integração. Relativamente a estes últimos, destaca-se a realização de um filme e o manual de acolhimento ao imigrante, bem como as brochuras de informação e sensibilização nas áreas da integração, da saúde, laboral e social, em 5 línguas, nomeadamente, búlgaro, romeno, russo ucraniano e inglês.