Tecnologias de Informação e Sistemas Informáticos nas Escolas debatidos em Mirandela

02 Jul '20

Mirandela acolheu no Grande Auditório do Centro Cultural, uma reunião de trabalho sobre o tema “Políticas e Orientações na Gestão das Tecnologias de Informação e Sistemas Informáticos nas Escolas”, promovida pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) em parceria com a Câmara Municipal de Mirandela.
Direcionada às autarquias do distrito de Bragança, agrupamentos de escolas, equipas técnicas e administrativas dos órgãos de poder local e estabelecimentos de ensino, esta sessão apresentou às entidades presentes as ferramentas e estratégias que permitirão maior eficácia na Gestão das Tecnologias de Informação e Sistemas Informáticos nas Escolas.

Numa fase em que decorre o processo de descentralização de competências para as autarquias, em debate esteve a gestão da intranet/internet nas escolas, a plataforma E-360, a APP caderneta do aluno, a APP do professor, a plataforma de estatística BIME e o Portal das Matrículas.

O ponto alto deste debate centrou-se no Sistema Integrado de Gestão do Aluno E-360, um sistema do Ministério da Educação que centraliza os processos de gestão do aluno, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário. O objetivo desta ferramenta é disponibilizar centralmente e numa só plataforma toda a informação de caráter administrativo relativa às escolas.

No âmbito da segurança dos estabelecimentos de ensino público, os sistemas de vídeo vigilância e intrusão foram temas abordados juntamente com as forças de segurança locais, PSP e GNR, também presentes na sessão.
Esta sessão contou com a presença do Vereador da Câmara Municipal de Mirandela, Orlando Pires, da Subdiretora-Geral da DGEEC, Teresa Evaristo, e do Diretor de Serviços de Tecnologias e Sistemas de Informação da DGEEC, Jorge Teixeira.